Sergipe terá ‘Observatório do Mercado de Trabalho’
O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), vai implantar em Sergipe o "Observatório do Mercado de Trabalho". Na manhã desta segunda-feira, 14, a secretária do Planejamento, Lúcia Falcón, se reuniu com o coordenador do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) em Sergipe, Luiz Moura, para discutir a instalação do projeto.
A Seplan e o Dieese vão firmar o convênio para criação do Observatório ainda em data a ser definida. A iniciativa busca produzir e difundir informações, análises e propostas de ação para subsidiar instituições governamentais, não-governamentais, públicas e privadas, que desenvolvam políticas e ações relativas às questões do trabalho, na construção do projeto de desenvolvimento econômico e de inclusão social.
Segundo Lúcia Falcón, a principal tarefa do Observatório será a produção de informações sobre o mercado de trabalho para a tomada de decisões políticas na área do emprego. "A proposta do Observatório envolve a articulação de atores sociais com a constituição de grupos de observação, representando o setor público e a sociedade civil, mobilizados na busca de soluções de problemas relacionados à geração de emprego e renda e à formação profissional", disse a secretária do Planejamento.
Para Luiz Moura, o Observatório buscará subsidiar a definição de políticas e estratégias no setor de trabalho, conjugado a uma ampla articulação institucional. "Um mecanismo como o Observatório é um bom instrumento de monitoramento e ligação cotidiana do mercado de trabalho", afirmou.
Conjuntura
O Dieese também aceitou o convite feito pela secretária Lúcia Falcón para participar de um grupo de conjuntura econômica da Seplan. A proposta é fazer uma análise trimestral da conjuntura econômica do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe terá ‘Observatório do Mercado de Trabalho’ – Foto: Lúcio Telles/Seplan