[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez um balanço preliminar da segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, a paralisia infantil, e a tríplice viral, – sarampo, rubéola e caxumba -, que se encerra nesta sexta-feira, 16, às 17 horas. Os resultados apontam que a mobilização realizada pela SES já superou as metas do Ministério da Saúde (MS).
 
A segunda etapa da campanha contra a poliomielite teve início no dia 13 de agosto e teve como público-alvo crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos. Já a tríplice viral, iniciada na mesma data, atingiu o público infantil entre 1 e 7 anos.
 
A gerente do programa Estadual de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES, Sândala Teles, apresentou os números da campanha de imunização contra a paralisia infantil, que superam as metas exigidas pelo MS. “Até o momento, o sistema já registra que 103% da população-alvo foi imunizada. O número aponta que vacinamos também crianças de outros estados”, explicou .
 
Ainda sobre a poliomielite, a gestora mostrou que os municípios fizeram o dever de casa adequadamente a partir da mobilização iniciada pela SES. “Em Sergipe, temos 75 municípios e 74 deles atingiram o mínimo de 95 % da população imunizada ou mais”, declarou.
 
Tríplice Viral
 
A campanha para aplicação da vacina Tríplice Viral também já apresenta os números de imunização positivos. “O número mínimo de crianças esperadas para tomar a vacina contra o sarampo, rubéola e caxumba foi de 197.256, o que representa a meta de 95%. Já alcançamos o total de 97,5% do público alvo”, informou a gestora.

Apesar dos dados ainda não estarem finalizados devido ao não encerramento da campanha, um grande número de municípios já apresentou resultados positivos. “84% dos municípios sergipanos conseguiram imunizar pelo menos 95% das suas crianças”, contabilizou Sândala Teles.
 
Mobilização
 
Para que a segunda etapa da campanha de imunização contra a poliomielite obtivesse o sucesso, a SES mobilizou todo um contingente de unidades de saúde, profissionais da rede de Atenção Básica dos municípios e planejou uma logística para que as doses chegassem aos 75 municípios.
 
“Foram mobilizadas mais de três mil pessoas e mais de 800 Unidades Básicas de Saúde para garantir a vacina para todas as crianças”, disse a gestora da SES .

Movimento de cuidado
 
Para o secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, os números reforçam a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o cidadão. “A campanha de imunização é um movimento do SUS tão importante quanto os hospitais e as unidades de saúde. Ela também tem o objetivo de cuidar da saúde das pessoas evitando que elas contraiam doenças e também que algumas voltem a acometer a população, como é o caso da paralisia infantil, já extinta no país”, disse Guimarães.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.