[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Meteorologistas de várias partes do Brasil, pertencentes aos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), estarão reunidos em Sergipe para participarem da VI Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste de 2008. O evento será realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh), em conjunto com a Superintendência de Recursos Hídricos, e do Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese). A reunião acontecerá nos dias 14 e 15 de maio, às 9h, no auditório da Codise.
 
Na quarta-feira, 14, o secretário do Meio Ambiente, Márcio Macêdo, fará a abertura da reunião, que objetiva debater e efetuar análises climáticas e prognósticos com base nos parâmetros oceânicos e atmosféricos assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal. O pesquisador e meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Lincoln Muniz Alvez, vai proferir palestra sobre ‘Mudanças Climáticas, Impactos Ambientais e a Necessidade de Monitoramento’.
 
Na ocasião, os representantes dos Centros Estaduais farão a apresentação das Análises das Precipitações e dos Volumes dos Açudes para o Nordeste do Brasil, índices referentes aos meses de abril e início de maio de 2008. Também serão apresentados os modelos de previsão climática da Funceme e o do INPE, este último irá ocorrer por áudio-conferência, às 14h, no auditório da Semarh.
 
Já a discussão sobre a Previsão Climática para todo o nordeste, no período correspondente aos meses de junho, julho e agosto deste ano, irá ocorrer ainda na quarta-feira, às 16h.
 
O Boletim de Conclusão contendo toda a previsão climática do nordeste estará pronto na quinta-feira, dia 15, às 9h.
 
Histórico
 
O Fórum de Análises e Previsões Climáticas começou na década de 90 e foi reconhecido pelo Centro Nacional de Pesquisas climáticas do Meio Ambiente (NCEP) como o primeiro e efetivo evento de prevenção climática integrado globalmente no monitoramento e na cooperação técnica de informações climáticas para as demais instituições brasileiras. Os dados analisados no fórum são repassados aos centros de previsões mundiais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.