[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para articular uma construção positiva sobre o trabalho realizado pela Defesa Civil no Brasil, Sergipe sedia nesta quinta e sexta-feiras, 8 e 9, a III Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC). O evento acontece no Hotel Mercure, na Orla de Atalaia, e conta com representante da Defesa Civil Nacional e de diversos estados.

No período da tarde, participam do encontro o governador de Sergipe em Exercício, Jackson Barreto, e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Humberto Viana. Durante a manhã, foram discutidos os financiamentos para as Defesas Civis Estaduais para a aquisição de equipamento de resposta aos desastres, através da cooperação Brasil-Alemanha.

“Nós montamos esse Conselho para discutir o tema Defesa Civil, inclusive sugerir ao Governo Federal mudanças na legislação. Entendemos que esse Conselho tem contribuído muito para essas mudanças. Fazemos parte dele com muito orgulho e muita honra, e Sergipe está tendo esse privilégio de receber um grupo tão seleto de pessoas que trabalham com Defesa Civil no Brasil. Daqui sairão certamente diversas propostas que já vêm sendo discutidas há um bom tempo e outras novas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Sergipe, Tenente-Coronel Erivaldo Mendes.

O presidente do CONGEPDEC, Roberto Rocha Guimarães, relatou que o encontro será muito útil à discussão mais aprofundada dos problemas e desastres naturais que o Nordeste enfrenta, a exemplo da seca. “o Nordeste vem enfrentando um problema muito sério, que é essa extensão da seca aqui para a região. Vários temas importantes serão debatidos e outras experiências que serão relatadas certamente ajudarão nas articulações. Vivenciamos um momento de construção no Brasil, mas já demos passos largos”.

Outras palestras

Os representantes da Petrobras farão uma explanação sobre acidentes e riscos tecnológicos que a empresa apresenta e sobre as parcerias com as Defesas Civis, principalmente no que se refere ao plano de contingência para desastres tecnológicos.

Já no dia 9 serão relatadas experiências do técnico do Japão, Chiaki Kobayashi, sobre o desastre ocorrido em março de 2011 por ocasião do terremoto seguido por tsunami, com interveniência da Japan International Cooperation Agency (JICA).

O coordenador do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de Santa Catarina (CEPED), Antônio Edésio Jungles, vai fazer um relato sobre a função do órgão e a experiências em outros países. Ao final do evento haverá a assinatura da carta de Sergipe para ser encaminhada à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

CONGEPDEC

O Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) tem como objetivo principal o acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).

O órgão promove estudos nas áreas de prevenção, preparação, resposta e reconstrução e ainda, mantém o intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, para o aprimoramento técnico e científico dos membros da organização.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.