Sergipe sedia pela terceira vez Campeonato Brasileiro de Boxe
Em Aracaju, na véspera das comemorações pela independência do estado, Sergipe recebe pela terceira vez o Campeonato Brasileiro de Boxe. Os campeonatos brasileiros juvenil masculino e feminino, e feminino adulto começaram na noite de quinta-feira, no Clube do Banese.
O presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva, manifestou seu agradecimento pelo apoio dado ao Boxe pelo secretário Maurício Pimentel: “É um grande prazer estar pela terceira vez em Sergipe para abrir mais um campeonato brasileiro. Agradeço ao Governo de Sergipe por acreditar no Boxe e nos dar a oportunidade de realizar mais um grande campeonato. A recepção dos sergipanos é fantástica. Que tenhamos um grande campeonato para honrar essa dedicação dos sergipanos para com o Boxe”.
Delegações de 15 estados estão participando com mais de 140 atletas nos campeonatos que serão continuados até o dia 13, terça-feira. Também está em Sergipe, acompanhando o campeonato, o técnico das estrelas do boxe, como o ex-campeão mundial Acelino Popó Freitas, e do MMA, a exemplo dos irmãos Minotauro e Minotouro, lutadores do UFC, Luiz Dórea. Deste campeonato, atletas sairão em plenas condições de ir para Londres disputar os Jogos Olímpicos e os Jogos Olímpicos da Juventude, no ano que vem.
A solenidade de abertura foi acompanhada pelo secretário de Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel e pelo subsecretário de Planejamento, Administração e Gestão, Walter Pereira Lima. Na ocasião foi feita a assinatura de um termo de cessão do espaço público de um prédio localizado no bairro Santa Maria para a Federação Sergipana de Boxe utilizar como centro de treinamento do projeto “Punhos de Ouro”, comandado pelo presidente da Fsboxe, Valter Duarte.
Valter Duarte agradeceu o apoio do Governo de Sergipe em ceder o espaço para o treinamento dos atletas: “Assim como Sergipe, conquistamos nossa independência. Fico muito feliz com a atitude do Governo do Estado e quero agradecer ao governador Marcelo Déda, ao secretário Maurício Pimentel e a todos os outros que nos ajudam a possibilitar a ampliação do trabalho do projeto Punhos de Ouro, que tanto ajuda os jovens de Aracaju a treinar o boxe. Com este novo espaço, ampliaremos nossa capacidade de absorção de alunos e isso vai ajudar a promover uma juventude mais preparada para a vida e formar novos campeões para o boxe sergipano”.
Walter Pereira, subsecretário de Administração, Planejamento e Gestão valorizou a iniciativa da federação de boxe e seu projeto “Punhos de Ouro”, que ajuda a tirar jovens das ruas e colocá-los no esporte, seguindo pelo caminho da disciplina e evitando o contato com as drogas. Destacou a decisão uníssona dos membros do governo consultados, sobre a cessão do espaço para a federação.
“Havia a necessidade da Federação Sergipana de Boxe ter sua sede própria. O presidente Valter Duarte nos entregou um documento onde justificava essa necessidade. Consultamos os secretários para avaliar o atendimento do pedido e foi uma decisão unânime fazer a concessão de um imóvel do estado, sem qualquer ônus para a federação, com o fim de promover seus projetos sociais de treinamento do boxe. Vim aqui para dizer que a Federação Sergipana de Boxe, a partir de hoje tem uma sede própria, cedida pelo Governo de Sergipe”, declarou o secretário.
Walter Pereira destacou o volume de eventos nacionais realizados em Sergipe nestes últimos anos. “Os grandes eventos do esporte estão acontecendo em Sergipe. São eventos nacionais, como o campeonato brasileiro de GRD e agora o Boxe. Ainda teremos mais campeonatos nacionais em Sergipe neste ano. Está de parabéns pelo compromisso com o esporte o secretário Maurício Pimentel”.
O secretário de Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel mostrou contentamento em ter a realização do campeonato de boxe pela terceira vez consecutiva em Sergipe. Para ele, é importante a atuação do boxe como esporte no estado, para que seja promovida a inclusão social dos jovens que tem menos condições de acesso às práticas esportivas. A cessão do espaço para a federação de boxe aproxima mais os jovens do esporte e esse é o compromisso do Governo de Sergipe, que tem em uma de suas metas, promover e difundir a prática dos esportes por todo estado.
“Agradecemos a Confederação Brasileira de Boxe, por mais um grande campeonato realizado aqui em Sergipe. Já nos colocamos de braços abertos para realizar o próximo campeonato aqui em Sergipe. O esporte é o melhor instrumento para transformar uma sociedade. O Governo de Sergipe investe continuadamente no esporte. Agora teremos uma federação de boxe com uma sede própria. Dessa escola do boxe, muitos atletas saíram e outros sairão para brilhar em nível nacional e internacional. Estamos na era da evolução do esporte em Sergipe, e este crescimento não vai parar. Mais campeonatos nacionais virão até o fim do ano e muito mais será feito pelo Governo de Sergipe pelo esporte”.
O Campeonato Brasileiro de Boxe terá seguimento até o domingo, nas categorias Juvenil Feminino e Masculino e até terça-feira na categoria Elite Feminino Adulto. As competições acontecem a partir das 14 horas, no Clube do Banese, no bairro Coroa do Meio.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe sedia pela terceira vez Campeonato Brasileiro de Boxe –