Sergipe se prepara para o lançamento do projeto Olhar Brasil
A partir de junho, quase 42 mil estudantes sergipanos vão receber a visita de profissionais de saúde para o atendimento oftalmológico nas escolas. A ação integra o projeto dos ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), “Olhar Brasil”, que deverá identificar e tratar problemas visuais relacionados à refração em jovens que participam do programa Sergipe Alfabetizado.
O MS estima que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos acima dos 40 anos apresentam problemas de visão. Além de ser uma questão prejudicial à qualidade de vida, trata-se de um fator decisivo para os jovens, quando o assunto é evasão e repetência escolar.
“O ‘Olhar Brasil’ surge justamente com o objetivo de minimizar esses problemas”, justifica Guadalupe Sales, coordenadora geral do projeto em Sergipe. Segundo ela, a execução do projeto, cujo lançamento oficial deverá ocorrer em junho, é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seed).
Os recursos são provenientes do Ministério da Saúde, que vai repassar mais de R$ 1 milhão para custeio de consultas oftalmológicas e óculos. Todos os alunos matriculados no Programa Sergipe Alfabetizado vão passar por consultas com os profissionais de saúde. No total, são 41.874 estudantes por todo o Estado.
De acordo com Guadalupe Sales, as datas estão sendo definidas em conjunto com a Seed, que vai disponibilizar transporte e alimentação para os alunos, responsáveis e profissionais de saúde. A previsão é de que a equipe passe por 13 municípios, que servirão de bases regionais, atendendo 500 jovens por dia. As consultas serão realizadas em qualquer dia da semana até as 17h. Constatada a necessidade de óculos, os alunos deverão recebê-los em aproximadamente 30 dias.
O projeto
O projeto Olhar Brasil foi criado em 2007 e, desde o ano passado, Sergipe vem negociando o seu lançamento e execução. Em acordo firmado com a SES, ficou definida a implantação de um plano emergencial para atender os estudantes do Sergipe Alfabetizado. A distribuição gratuita de óculos decorrerá de programa social autorizado em lei e com execução orçamentária no exercício anterior, conforme determina o parágrafo 10 do artigo 73 da Lei das Eleições.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe se prepara para o lançamento do projeto Olhar Brasil – Guadalupe Sales
- coordenadora geral do projeto em Sergipe / Foto: Márcio Garcez/SES