[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A hípica do Esquadrão de Polícia Montada (EPmon), localizada no Parque José Rollemberg Leite (Parque da Cidade), zona norte de Aracaju, foi o cenário do I Concurso de Saltos organizado pela Polícia Militar de Sergipe, em comemoração dos 173 anos da corporação. A prova trouxe ao Estado, no último fim de semana, mais de 80 cavaleiros e amazonas civis e militares, em sua maioria oficiais e praças das policias militares da Bahia, Alagoas, Pernambuco e competidores de nível internacional, como o campeão Norte/Nordeste (1999), Leonardo Quirino, há cinco anos competindo na Dinamarca.

Sergipe teve o cavaleiro campeão geral no torneio. O capitão Claudionor Santos Júnior, montando o cavalo Amadeu, saltou muito bem nos dois dias da competição e conquistou a maior pontuação geral, levando em consideração as duas categorias nas quais disputou, a principal e a intermediária. No entanto, Pernambuco manteve a tradição em competições hípicas e conquistou a maior pontuação por equipe, vencendo as categorias principal e a intermediária. Por equipe, Sergipe conquistou a segunda colocação nas duas principais categorias disputadas no torneio de saltos, tendo ainda boas atuações no grupo de competidores das categorias Escolinha e Preliminar.

O torneio serviu de boa experiência para vários competidores locais, a exemplo do sargento da PMSE George Pires. No caso dele, a paixão pela equitação surgiu há dois anos, quando freqüentou as aulas do curso de Tropa Montada, obrigatórias para o policial trabalhar nas ruas. "A equitação envolve a pessoa de tal forma que você sente-se estimulado a cada vez mais aprender e buscar novos desafios", contou o praça, que de tanto se envolver com o hipismo, concorre na categoria preliminar, com barreiras de 90 centímetros de altura.

Além da categoria preliminar, os competidores disputaram nas categorias Escolinha (70 centímetros), Intermediária (1 metro) e Principal (1,10 metro), com premiações do 1º ao 6º lugar no individual e do 1º ao 3º lugar por equipe. As barreiras montadas para as provas foram as mesmas usadas nos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

Para o comandante do Esquadrão de Polícia Montada da Bahia, major Walter Serpa, a modalidade de polícia montada, sobretudo a organização de eventos de saltos, é um recurso muito eficaz para que a comunidade se aproxime mais da polícia. "É muito interessante ver as pessoas em nossos quartéis, se sentido parte da Instituição. Tudo isso é de extrema importância, pois gera uma discussão dos problemas e as soluções para uma unidade importante como o Esquadrão de Polícia Montada. Eventos como estes devem acontecer com maior freqüência", destacou o major baiano.

Segundo o organizador do evento, o capitão Claudionor Santos Júnior, esta é a maior prova hípica já realizada em Sergipe, porque envolve várias delegações de outros Estados e do Clube Atlântico Hípico de Sergipe. "Temos ainda alunos da nossa Escolinha de Equitação, que é composta de crianças e adolescentes", destacou, lembrando que pelo interesse da população, que assistiu aos saltos no sábado e domingo, outras competições serão realizadas.

Regras

O hipismo é um dos raros esportes em que o sexo não interfere na divisão de categorias, ou seja, a disputa entre homens (cavaleiros) e mulheres (amazonas) é livre. O objetivo do salto com obstáculos é avaliar a potência, a habilidade e a obediência do cavalo ao salto, além da qualidade da equitação do cavaleiro. Um competidor é punido se cometer faltas como derrubar ou desviar um obstáculo, se o cavalo refugar (recuar antes de dar um salto), ultrapassar o tempo limite, errar o percurso ou cair do cavalo.

"Cada vez que o cavalo derruba uma barra o conjunto (cavalo/cavaleiro/amazona) é penalizado com quatro pontos, o que é ruim para o resultado final, já que o objetivo do competidor é terminar o percurso zerado e no menor tempo possível", explicou Leonardo Quirino. Desta forma, é considerado vencedor o atleta que cometer o menor número de infrações e concluir o percurso no menor tempo. O empate de dois ou mais conjuntos levará a um novo percurso para desempate.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.