Sergipe reúne representantes de CTA do Nordeste
O Estado de Sergipe sedia, nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21, no Hotel D’Burguês, o V Encontro dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o I Encontro Nordeste dos CTA. O evento tem como objetivo integrar as equipes de profissionais que trabalham com testagem e aconselhamento de HIV/Aids, além de debater os novos rumos das DST/Aids e das hepatites virais.
O encontro, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), está sendo realizado em solo sergipano pelo fato de o Estado ser o pioneiro na região Nordeste na implantação de CTA. “Nos tornamos referência por esse fato e também por que capacitamos profissionais de CTA de outros Estados nordestinos”, informa o gerente do Programa de DST/Aids da SES, Almir Santana.
Além dos seis CTA existentes nos municípios de Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Estância, Propriá e Nossa Senhora do Socorro, Sergipe ainda possui outras 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que realizam testagem rápida de HIV/Aids e aconselhamento. “Ainda temos a perspectiva de ampliarmos o serviço para a realização de testes rápidos para Sífilis e a Hepatite B e C”, revela a enfermeira Joana D’Arc Pereira, responsável técnica pelo monitoramento dos CTA do Programa Estadual de DST/Aids da SES.
De acordo com Joana D’Arc, os CTA realizam uma média entre 50 a 100 testes convencionais e oito a dez testes rápidos mensais. “Além dos testes, aconselhamentos com o sigilo das informações que o usuário tem direito e encaminhamento para os serviços de referência para o tratamento, os CTA ainda realizam um trabalho extra-muro de prevenção e orientação em outros locais”, ressalta a enfermeira.
Para a coordenadora de apoio institucional das Regionais de Saúde, da diretoria de Atenção Básica da SES, Rosana Reis, a Atenção Básica é a primeira porta de entrada do paciente que tem alguma suspeita da doença. “É lá que deve ser feito o primeiro acolhimento e a solicitação dos primeiros exames e, após, a orientação e o encaminhamento para os serviços especializados, mas existe uma boa parceria entre a Atenção Básica, que não deixa de acompanhar o paciente, e o CTA”, acredita.
Em Itabaiana, de acordo com a coordenadora e aconselhadora do CTA local, Josefa Maria Menezes Neta, o serviço já existe há cerca de 15 anos. “Fomos o primeiro município do interior a implantar um CTA”, revela. Josefa afirma que o grande desafio é enfrentar o alto índice de infecção entre os caminhoneiros e profissionais do sexo. “Temos essa característica em nosso município. Itabaiana tem muitos caminhoneiros, mas desenvolvemos trabalhos itinerantes de testagem e aconselhamento, inclusive em municípios vizinhos”, assegura.
Nordeste
De acordo com a assessora técnica do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS), Denise Serafim, o Brasil possui atualmente 517 CTA. “Desde a surgimento da epidemia da Aids houve um esforço para estruturação desse serviço”, relata. Para a técnica, o Nordeste ainda caminha lentamente na ampliação e descentralização dos serviços, bem como, a ampliação da rede laboratorial. “Em Sergipe, notamos o esforço de investimentos por parte do Estado e o reconhecimento do importante trabalho desenvolvido por Almir Santana”, ressalta.
Em Alagoas, conforme a coordenadora Estadual do Programa de DST/Aids, Fátima Rodrigues, existem seis CTA, dois na capital e quatro no interior. “Precisamos da sensibilidade do gestor municipal para que ele priorize o CTA”, entende. Fátima acredita que o serviço é a principal porta de entrada do paciente com suspeita de ser soropositivo. “Independente do condição social, raça, cor ou orientação sexual, devemos acolher de forma mais humanizada possível”, finaliza.
Locais que realizam os testes anti-HIV/Sìfilis/Hepatite B e C
C.T.A. – ARACAJU
Atendimento – segunda à sexta- feira, manhã e tarde
CEMAR-Rua Bahia, s/n- Siqueira Campos
Fone: 3234-0928
C.T.A. – ITABAIANA
Atendimento: segunda à sexta- feira, manhã e tardeRua Pedro Diniz Gonçalves s/n- Centro de Especialidade Odontológica (CEO)
Fone: 9994-0549
C.T. A – LAGARTO
Atendimento: segunda, terça, quinta e sexta- feira, manhã e tarde
Centro de Especialidade Monsenhor Daltro
Av. Francisco Garcez, 63- Centro
Fone: 9815-2626
C.T.A. – ESTÂNCIA
Atendimento: segunda à sexta- feira, manhã
Av. Gumercindo Bersa, 274 – Centro
Fone: 3522-6978
C. T. A. – PROPRIÁ
Atendimento: segunda à sexta- feira, manhã
Praça Rodrigues Dória, 69
Posto de Saúde Sílvio Tavares
Fone: 8835-3536/9911-0104
CTA- N. S. do SOCORRO
Atendimento: segunda à sexta- feira, manhã e tarde
Centro de Especialidade José do Prado Franco Sobrinho/Anexo II
Av. Principal, Conj. João Alves
Fone: 3256-7196
- Sergipe reúne representantes de CTA do Nordeste – Fotos: Walber Faria/Funesa