[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, esteve na manhã desta segunda-feira, 8, na Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participando de reunião da comissão de Infraestrutura  do Fórum Estadual de Turismo. Na oportunidade, o superintendente entregou ao secretário Elber Batalha dados sobre o fluxo de passageiros do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, no período compreendido entre os meses de janeiro a julho de 2011.

O Infraero informou que houve um aumento significativo no aumento do fluxo aéreo em Sergipe durante o primeiro semestre deste ano. Segundo os dados, só no mês de julho houve um crescimento de 20% na movimentação em relação ao mesmo período do ano passado. Já no aglomerado dos últimos sete meses, o crescimento foi de 16%, devido a uma maior oferta no número de voos. “Esperamos atingir ainda este ano a marca de um milhão de passageiros. Vamos dobrar a capacidade do movimento e já estamos preparados para isso”, garantiu Luiz Alberto Bittencourt, superintendente da Infraero.

Para o secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha, os números são animadores e refletem os resultados da política de captação de novos voos desenvolvida pelo Governo do Estado. “Até o final de 2011, teremos criados dez novas opções de voos para os principais destinos do Brasil, a maioria deles voos diretos sem escalas e em horários mais cômodos para os usuários, fugindo do horário da madrugada”, disse.

Elber ressalta, no entanto, que os dados da Infraero não servem como parâmetro para medir o fluxo turístico do nosso estado, devido ao fato de não diferenciar o número de sergipanos que viajaram para fora do estado e o de turistas que nos visitaram. “Você pode ter um aeroporto muito movimentado e ter um turismo fraco, se esse movimento for fruto de um grande fluxo de pessoas indo fazer turismo fora do estado, ou vice-versa. Alguns estados do norte do Brasil têm aeroportos mais movimentados que o nosso e um turismo imensamente menor. Isso se deve ao fato de que a única forma de sair do estado ser o transporte aéreo ou o barco”, explicou.

Pesquisas mostram que  50% dos turistas que visitam Sergipe são originários da Bahia e Alagoas. Desses, 90% usam transportes terrestres. “Se utilizarmos esse dado da Infraero como indicador absoluto, estaremos ignorando cerca de 40% do nosso fluxo turístico. Esse fenômeno é corroborado pela própria Infraero, que indica em seus dados oficiais uma queda de movimentação dos aeroportos de Campina Grande e João Pessoa durante o mês de junho, quando todos sabem que nesse período a cidade é lotada de turistas por causa dos festejos juninos”.
 
O secretário informou ainda que os dados da rede hoteleira, das agências de receptivos turísticos, de locadoras de automóveis e os índices de geração de empregos no setor turístico são critérios mais fiéis para a avaliação do fluxo turístico de Sergipe. “Somente no primeiro semestre de 2011, criamos 1.054 empregos diretos no setor do turismo. São inúmeras famílias beneficiadas em Sergipe. Esse é um indicador inconteste do nosso crescimento turístico”, afirmou.
 
Reforma e ampliação do aeroporto
 
Estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado, desde ano passado, numa parceria com a Infraero, dois projetos que preveem a reforma e ampliação da pista atual de pouso de aeronaves, além da construção de um acesso ao pátio, com a construção de um novo pátio e também um novo terminal de passageiros, com um espaço de aproximadamente 32mil/m². “Os projetos de ampliação e reforma são distintos e o da pista já está bastante adiantado, sendo concluído agora em agosto. Já o novo terminal de passageiros a previsão é que ele seja concluído no início de 2012”, disse o superintendente da Infraero.
 
Em relação às obras de reforma e ampliação da pista de pouso, Luiz Bittencourt disse que serão licitadas ainda este ano. Já o novo terminal, a Infraero informa que a execução das obras está programada para o final de 2012.

As conquistas para a melhoria aeroportuária do estado, segundo Elber Batalha, são frutos de diálogo e parceria da Infraero, juntamente com o Governo de Sergipe, com a intervenção direta do governador Marcelo Déda. “Com a ajuda da Infraero conseguimos resolver vários gargalos no Aeroporto Santa Maria, a exemplo do aumento do número de voos com a abertura de mais uma vaga no pátio de estacionamento de aeronaves. A Infraero tem sido uma grade parceira na solução de problemas que envolvem o aeroporto”, reconhece.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.