Sergipe reafirma compromisso com a gestão das escolas
Nos dias 21 e 22 de fevereiro, respectivamente, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) participou da Reunião Técnica sobre a implementação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar Ano-base 2007. O Prêmio, que é uma iniciativa conjunta do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Undime e da Fundação Roberto Marinho, encontra-se em seu nono ciclo de realização. A iniciativa é um dos instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.
Sergipe participa juntamente com os Estados de Alagoas, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A iniciativa visa contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão para destacar e disseminar as experiências de referência na área. Também tem como finalidade sensibilizar, motivar e orientar para o avanço da gestão escolar nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
Objetivos
O Prêmio foi instituído para estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com a aprendizagem de qualidade; valorizar as escolas públicas de educação básica que se destaquem por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar; apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar e incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ação, tendo como base a auto-avaliação.
A reunião
A reunião foi aberta no dia 21 pela professora Aglaê Machado, secretária-executiva do Consed com a apresentação dos parceiros (Undime, Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos e o Movimento Brasil Competitivo), que deram suas contribuições para o aperfeiçoamento dos processos de implementação do Prêmio. Os trabalhos foram conduzidos pela professora Heloísa Luck, Consultora do Consed.
A SEED foi representada pelo professor Jorge Costa, diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), atual coordenador estadual do Prêmio, acompanhado pela técnica do departamento Quitéria Lúcia. Para Jorge Costa, o Prêmio vem fortalecer as ações que visam à melhoria da qualidade da educação em Sergipe com foco no aluno, posto que a gestão das Unidades Escolares é ponto fundamental para alcançar tal objetivo. Ele destacou ainda que o Prêmio está diretamente ligado às ações do Progestão, que serão realizadas em conjunto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Sergipe reafirma compromisso com a gestão das escolas – Foto: Ascom Consed