[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começa nesta sexta-feira, 14, o concurso de saltos organizado pela Polícia Militar de Sergipe. O evento vai reunir competidores de Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas e faz parte das comemorações do aniversário de 173 anos da corporação. A expectativa dos 15 cavaleiros sergipanos, boa parte composta por policiais militares do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), é superar os adversários e conquistar boas colocações nas quatro categorias previstas para a competição.

O capitão Claudionor Santos Júnior, comandante da unidade montada da PM e um dos competidores mais experientes da equipe de Sergipe, destaca que o nível técnico dos cavaleiros dos outros estados é muito alto, já que participam de competições previstas no calendário do hipismo nacional. No entanto, ele acredita que os treinamento sistemáticos realizados na própria sede do EPMon há mais de um ano deverão ajudar os sergipanos no momento da competição.

Claudionor vai disputar o torneio em duas categorias – na principal e na intermediária. A intimidade em competições de saltos e no dia-a-dia de trabalhos com o cavalo conhecido como ‘Corsário’, comprado em uma leva de animais trazidos do Rio Grande do Sul para desenvolver o policiamento montado em Sergipe, deve ajudar Claudionor a conquistar o titulo da competição. "Já competi em vários Estados e o fato de disputar o torneio em casa e com um animal que conheço há algum tempo pode ajudar no momento dos saltos. A concentração é muito importante", analisou Claudionor.

Terapia

A relação entre cavalo e cavaleiro é intensa, seja ela em competições ou ainda na estressante tarefa de realizar o policiamento militar. O treinamento na hípica do Esquadrão de Polícia Montada e a própria adrenalina da competição são considerados pelos policiais como uma atividade terapêutica, para o animal e para os cavaleiros. "O animal sente tudo isso. E a gente percebe que ele fica mais relaxado e carinhoso", analisou o comandante do EPMon, lembrando que os maiores adversários dos sergipanos são os militares de Pernambuco, que têm tradição nestes eventos. 

Além de militares das Cavalarias de Pernambuco, Bahia e Alagoas e da Sociedade Hípica Civil, participam da competição os alunos da Escolinha de Equitação, que funciona na sede do EPMon, composta por crianças e adolescentes. Além da Polícia Militar, o I Concurso de Saltos da PMSE é organizado através de uma parceria entre setores da iniciativa privada e Governos do Estado e Prefeitura de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.