[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) e o Ministério do Turismo – no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) – está possibilitando a realização de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) no estado.

A AAE é um processo contínuo de avaliação da qualidade do meio ambiente e das eventuais consequências ambientais do desenvolvimento de uma área ou região – neste caso especifico das áreas turísticas litorâneas e do Velho Chico do Estado. Como instrumento de gestão ambiental da política de turismo, a avaliação – que deve ser concluída em abril – tem por objetivo auxiliar as tomadas de decisões, identificar impactos estratégicos e cumulativos, efeitos sociais e econômicos decorrentes dos investimentos do Prodetur Nacional.

Para o coordenador do Prodetur em Sergipe, Joab Almeida, as ações dirigidas a estudos e elaboração de projetos são essencialmente importantes, neste caso, por tratarem de uma relação direta entre o turismo e os recursos naturais. “As ações de gestão ambiental também são prioritárias. Assim como a AAE, virão outras, como educação ambiental, capacidade de carga e plano de manejo”, enfatizou Joab.

Para realizar o projeto, foi contratada através de um edital a empresa Ambientec Consultoria Ltda., uma prestadora de serviços de consultoria, assessoria e treinamento na área ambiental. Segundo o diretor-presidente da empresa, o professor João Sampaio D’Avila, essa avaliação visa a obter todo o diagnóstico das áreas – tendo em vista o desenvolvimento turístico das regiões analisadas – garantindo sobretudo o desenvolvimento sustentável.  “Esse projeto tem como objetivo central o desenvolvimento do turismo no estado, apontando para uma sustentabilidade, conhecendo as capacidades turísticas, associando uma educação ambiental”, afirmou João Sampaio.

AAE

A AAE é um passo essencial para futuros projetos de infraestrutura turística, bem como um facilitador da gestão ambiental no turismo – com identificação de áreas para usos turísticos – formulação de roteiros e passeios, e subsídio para estudos das Unidades de Conservação do Meio Ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.