[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) participaram nesta segunda-feira, 29, da teleconferência sobre as ações adotadas para identificar a unidade de ensino dos alunos atendidos pelo Programa Bolsa Família. A iniciativa promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria, teve como objetivo mobilizar gestores e técnicos municipais para realizar a busca ativa das famílias de crianças não localizadas nas escolas.
 
O coordenador Estadual do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único (CadÚnico), José Carlos Ferreira Passos, explicou que o encontro serviu para esclarecer sobre a intersetorialidade dos três eixos (saúde, educação e assistência) para a execução do programa. “A teleconferência esclareceu dúvidas dos gestores estaduais e municipais sobre o processo dos alunos não localizados em cada região”, ressaltou o coordenador.
 
Segundo informações do MDS, 40% das 515,7 mil famílias que estavam com crianças e adolescentes fora do sistema de acompanhamento da frequência escolar em 2010 já foram localizadas e restam ainda 306,9 mil famílias com os benefícios bloqueados. Até 31 de outubro, essas famílias devem procurar a gestão local do programa e identificar a instituição de ensino dos filhos na faixa etária dos seis aos 17 anos.
 
O desafio é chegar às cerca de 300 mil famílias que ainda estão com os benefícios bloqueados e evitar o cancelamento. Esse total representa 2% das 12,8 milhões de famílias atendidas. Entre março e agosto deste ano, 208,8 mil regularizaram a situação educacional dos filhos e voltaram a receber o benefício.
 
A família que permanecer sem a identificação da unidade de ensino no Cadastro Único ou com a informação desatualizada terá o Bolsa Família cancelado em novembro. Desde abril, os beneficiários envolvidos neste processo estão recebendo mensagens nos extratos de pagamento, além de uma carta enviada pelo MDS, com orientação para correção dos dados.
 
Com informações do MDS

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.