Sergipe participa de fórum nacional sobre energia
A 17ª reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia (FNSE), que aconteceu na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no Rio de Janeiro, contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento. Acompanhado do presidente da Sergás, Akira Ota, o secretário representou Sergipe no evento – que aconteceu no início do mês – se reuniu com investidores e visitou a empresa Mitsui Gás e Energia do Brasil.
Um dos destaques do fórum foi a discussão da política de preços para o gás natural no Brasil, a partir de uma apresentação de Geoberto Espírito Santo, vice-presidente de Planejamento Energético do Fórum e presidente da Companhia de Gás do Estado de Alagoas (Algás). A palestra do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, sobre “Renovação das concessões do setor elétrico que vencem a partir de 2015”, foi outro destaque do evento. A discussão girou em torno dos contratos, em boa parte nas mãos de empresas públicas, que estão perto de vencer e respondem por cerca de 20% do parque gerador brasileiro e mais de 80% das linhas de transmissão, movimentando em torno de R$ 30 bilhões por ano.
Visita
Após participarem do Fórum, Saumíneo Nascimento e Akira Ota foram recebidos pelo diretor presidente da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Tatsuhiro Sato e demais diretores da companhia. Os representantes sergipanos fizeram uma explanação das potencialidades do estado e as perspectivas de novos investimentos industriais que estão com projetos em implantação em Sergipe. Na ocasião, Saumíneo se apresentou como o novo secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e destacou a boa interação que mantém com a Companhia de Gás de Sergipe (Sergás). “A empresa é responsável pelo fornecimento de um dos insumos mais demandados pelas indústrias e outras empresas de demais setores que estão com projetos de ampliação e/ou implantação no estado de Sergipe”, enfatizou o secretário.
De acordo com Saumíneo, os executivos da Mitsui ficaram honrados com a visita e comentaram sobre as perspectivas de ampliação da capacidade instalada da Sergás, face o Projeto Carnalita, a ser implantado pela Companhia Vale, e os demais projetos que foram apresentados. A Mitsui Gás e Energia do Brasil (MGEB) é uma holding 100% controlada pela Mitsui & Co. Ltd. (Japão) que possui participação societária em sete companhias locais de distribuição de gás natural (LDCs – Local Distribuition Company) no Brasil, sendo uma delas a Sergás, que também possui participação acionária do governo de Sergipe.
Com os novos investimentos, a perspectiva é a de que a Sergás venha ser a segunda maior companhia de Gás da Região Nordeste. De acordo com os executivos da Mitsui as LDC’s da MGEB somadas ocupam o quarto lugar no Brasil e representam 8% do volume de gás distribuído no país, com potencial de atendimento a aproximadamente 50 milhões de pessoas.
Conforme observa Saumíneo Nascimento, Sergipe hoje tem uma excelente potencialidade de geração de energia, sob as diversas formas e o governador Marcelo Déda tem dedicado grande empenho no estímulo aos empreendimentos produtivos que possam ampliar a oferta de energia no estado. Recentemente o secretário acompanhou o desembarque das peças do primeiro parque eólico a ser implantado em Sergipe e participou da inauguração da Usina de Energia Gentil Barbosa, ocasião em que recebeu a notícia de que um segundo parque eólico será implantado no estado, entre os municípios de Nossa Senhora das Dores e Capela.
“Estamos montando uma agenda para a criação da Câmara Técnica de Energia em Sergipe, envolvendo os principais fornecedores e consumidores do estado, para análise e definições estratégicas do setor, que contará com a participação de empresas como Sergás, Energisa, Sulgipe, Chesf, entre outras”, enfatizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe participa de fórum nacional sobre energia – Foto: Marcos Rodrigues/ASN