[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representar Sergipe na Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, além de moderar mesa redonda sobre casos de sucesso. Esta foi a finalidade da participação da diretora técnica da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Sudanês Barbosa Pereira, na 6ª Conferência Brasileira de APL e Núcleos Estaduais, realizada entre os dias 03 e 05 de dezembro, em Brasília.

Evento de caráter nacional, a Conferência Brasileira sobre Arranjos Produtivos Locais apresentou nesta edição o tema ‘A Sustentabilidade dos APLs: Governança, conhecimento e inovação’. O objetivo central foi de aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em Arranjo Produtivos Locais (APLs). 

A diretora Sudanês Barbosa Pereira ressaltou que a conferência é o evento mais importante na área de APL e é onde são conhecidas novas políticas que estão sendo executadas pelos estados. De acordo com ela, não há mais espaço para executar políticas públicas deslocadas e sem o foco na coletividade, no desenvolvimento regional.

Sudanês informou ainda que os Ministérios do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Integração (MI), de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) têm na política de APLs, uma das prioridades de suas ações. Diversos programas e projetos dos departamentos são elaborados em função das atividades inseridas em APL.

“Temos expectativas que Sergipe continuará avançando na sua política de APLs e o Estado a reconhece como uma política de desenvolvimento poderosa, que potencializa as atividades de forma coletiva, privilegia e reconhece as potencialidades locais, fixando os produtores e empresários na sua região”, ressaltou Sudanês.

Durante o evento, a secretária de Arranjos Produtivos Locais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), professora Helena Lastres, em sua palestra, homenageou o governador Marcelo Déda e destacou o projeto de infraestrutura urbana ‘Sergipe Cidades’ e o projeto de APLs, aplicados no Estado de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.