Sergipe Mais Justo: Inclusão lança edital para valorizar boas práticas municipais
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) lança o edital do “I Prêmio Estadual Sergipe Mais Justo de Boas Práticas na Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família”. O objetivo é incentivar a adesão dos municípios ao plano Sergipe Mais Justo e estimular ações das prefeituras em benefício às famílias em extrema pobreza.
Entre os principais critérios de avaliação está a seleção das ações executadas nos municípios, que devem estar vinculadas ao plano Sergipe Mais Justo, como requisito para inscrição. A ênfase do prêmio é a Busca Ativa das famílias que vivem em condições de pobreza em todo o estado.
“O edital visa incentivar os municípios a entrarem com ações mais efetivas em relação à Busca Ativa. O foco principal do Sergipe Mais Justo, ligado ao Brasil Sem Miséria, não é que os usuários procurarem a prefeitura, e sim que as prefeituras e os órgãos públicos cheguem até onde aquela família está, sem deixar de fora quem realmente precisa estar dentro do Cadastro Único ou qualquer outro benefício social oferecido pelos governos estaduais, federais ou municipais”, explica o coordenador Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, José Carlos Ferreira Passos.
Para a seleção dos projetos a serem premiados, o coordenador indica que será formada uma comissão julgadora para a avaliação de cada plano de ação inscrito. Nessa comissão haverá representantes das secretarias da Inclusão Social (Seides), Saúde (SES) e Educação (Seed).
Os projetos serão analisados de acordo com o potencial de implementação em outros municípios, estados e Distrito Federal; a sustentabilidade e permanência da prática ao longo do tempo; a criatividade para contribuir com soluções inovadoras para situações e problemas que se repetem ao longo do tempo; a integração com outras políticas e programas; o impacto na vida da população em situação de pobreza; e a coerência da prática com os objetivos do PBF e Cadastro Único.
Premiação
Serão dez municípios selecionados para integrar uma publicação da Seides divulgando as boas práticas e, entre estes, os cinco primeiros ainda receberão outros prêmios. Para o 1º lugar, uma moto 150cc; um data-show e um notebook para o 2º; uma TV LCD 42’’ e um DVD para o 3º lugar; um computador completo com impressora, para o 4º e uma caixa de som amplificada com microfone sem fio para o 5º lugar. .
O formulário de inscrição está disponível exclusivamente nos sites da Seides, da Seed e da SES, e deve ser entregue preenchido até o dia 17 de setembro, na sede da Seides, situada na Rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe Mais Justo: Inclusão lança edital para valorizar boas práticas municipais – Fotos: Edinah Mary/Seides