Sergipe Mais Justo: Governo estuda novas intervenções no Santa Maria
As secretárias de Estado da Inclusão Social (Seides), Eliane Aquino, e da Cultura (Secult), Eloísa Galdino, reuniram-se na tarde da última segunda-feira, 10, na sala de reuniões da Defesa Civil, com representantes de pastas como a Segurança Pública (SSP) e Políticas para Mulheres (SEPM) para discutir a articulação de ações do plano Sergipe Mais Justo com foco na comunidade do bairro Santa Maria, em Aracaju.
O encontro, que aconteceria nesta terça, 11, precisou ser antecipado e apontou para a necessidade de mobilizar a comunidade para a Plenária Sergipe Mais Justo, que será realizada no dia 19, no próprio bairro. A ideia é ouvir os anseios atuais da comunidade e construir coletivamente um conjunto de intervenções que ofereça respostas à demanda apresentada em diversas áreas, de forma transversal e integrada.
Farão parte da iniciativa ações como levar ao bairro projetos recentemente aprovados pela Secult junto ao Ministério da Cultura (MinC) como a Orquestra Jovem, a implantação do programa Mulheres da Paz, que formará disseminadoras de conhecimento junto à comunidade, além da realização de sessões de cinema nacional, entre outras.
A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, ressaltou a importância de realizar uma consulta pública. “É essencial que o público seja ouvido antes de qualquer coisa, até mesmo para aperfeiçoar os nossos serviços. Precisamos identificar esses jovens e mulheres, saber a sua opinião. Isso vai garantir que consigamos adequar nosso trabalho às necessidades reais da comunidade”, observou.
Para Eloísa Galdino, secretária de Estado da Cultura, as ações conjuntas entre as secretarias do Governo vão potencializar sua capacidade de atuação. “Precisamos apresentar e mobilizar os projetos de forma utilitária, para que a execução seja realizada com sucesso”, frisou.
Todo o trabalho será organizado por um comitê gestor composto pelas secretarias envolvidas no projeto e gerenciado por uma comissão executiva. Também fazem parte da iniciativa as pastas da Saúde (SES), Educação (Seed), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Esporte e Lazer (Seel), além da Coordenação Estadual da Juventude, etc.
- Sergipe Mais Justo: Governo estuda novas intervenções no Santa Maria – A secretária de Estado de Inclusão Social
- Eliane Aquino