[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe permanece na liderança como o Estado que apresenta o maior crescimento das exportações no Brasil em 2007. As exportações sergipanas aumentaram 155,73% no período de janeiro a julho de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado. As brasileiras cresceram 16,1% e as exportações nordestinas, 13,9%.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, a previsão é que as exportações se mantenham nesse patamar de aumento até o fim do ano. "Esse crescimento expressivo deverá se repetir mês a mês", observou.

Dois produtos, o suco de laranja e o cimento, são os principais responsáveis por esses resultados. Eles compreendem mais de 80% da pauta de exportações. "Essas são commodities relativamente fáceis de escoar, pois são bastante valorizadas no mercado mundial", explicou Jorge Santana. De acordo com ele, o mercado desses produtos vive uma fase de expansão em todo o mundo.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que os sucos de laranjas congelados e não fermentados tiveram uma evolução de 255,04% nas vendas e os cimentos do tipo portland cresceram 333,13%. De janeiro a julho de 2007, já constam da pauta de exportações sergipanas 66 tipos de produtos e 37 empresas, sendo que 17 são novas na comercialização externa. A Holanda retomou a liderança como principal destino das exportações sergipanas. Até junho o primeiro lugar estava com os Estados Unidos.

Outros

Depois de Sergipe, os estados que mais cresceram nos números das exportações foram Maranhão (44,9%), Mato Grosso do Sul (42,7%) e Goiás (30,4%). Atualmente, a maior região exportadora do país é o Sudeste, com uma participação de 56,8% das exportações brasileiras. São Paulo e Minas Gerais são os estados que mais exportam. Os dois juntos representam 44,19% das exportações brasileiras.

A Região Nordeste é a terceira maior exportadora do país, ficando atrás do Sudeste e Sul, e participa com 8,3% das exportações brasileiras. O maior exportador da Região Nordeste é o Estado da Bahia com uma participação de 4,53% das exportações brasileiras e 54,8% das exportações nordestinas.

As exportações de Sergipe representam 0,10% das exportações brasileiras e 1,26% das exportações nordestinas. Este registro de maior crescimento do país indica uma recuperação da posição de Sergipe na Região Nordeste, podendo no final do ano ultrapassar as exportações da Paraíba.

Balanço positivo

A balança comercial sergipana no período de janeiro a julho de 2007 apresentou um superávit de US$ 9,558 milhões. Assim, Sergipe caminha para a apresentação de uma balança comercial com superávit no ano de 2007.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.