[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A oferta de tratamento fora de domicílio (TFD) para pacientes oncológicos será um dos temas debatidos na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que acontecerá no próximo dia 17. O assunto será levado pela secretária Mônica Sampaio, devido ao crescimento da demanda de pacientes com câncer que precisam do TFD. “Trata-se de uma questão nacional e, portanto, as soluções devem ser buscadas envolvendo os demais estados”, enfatiza Mônica Sampaio.

Paralelo a essa iniciativa de ampliar o debate em nível nacional, a secretária também destaca que o Governo de Sergipe vem se esforçando para atender as necessidades dos pacientes oncológicos que precisam do TFD. “Incluem-se nesses esforços a viabilização de repasses e recursos para a radioterapia do Hospital Cirurgia, a busca de parcerias com os estados que dispõem desse serviço e a ampliação do atendimento no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que também passou a ser feito no turno da noite”.

Audiência

O tratamento fora de domicílio foi tema de audiência pública na tarde da última terça-feira, 9, entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Promotoria de Direitos à Saúde do Ministério Público Estadual (MPE). Na ocasião, foi informado que no Hospital de Urgência de Sergipe, onde existe o Centro de Oncologia, são realizados diariamente 116 procedimentos de radioterapia.

Um total de 295 pacientes encontram-se na fila de espera para realizar as sessões. Para atender essa demanda, a SES já contratou serviços de tratamento oncológico nos municípios de Itabuna, na Bahia, e Jaú, em São Paulo. Dentre os 295 pacientes, 34 já se dispuseram a viajar e receber o ressarcimento das despesas pelo estado após 30 dias. Outros 30 pacientes são provenientes do Ipesaúde que, por recomendação do MPE, assumirá o encaminhamento e contratação dos serviços de saúde fora do estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.