[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um momento histórico para as comunicações em Sergipe. Esta foi a afirmação do governador Marcelo Déda, ao definir a importância do termo de adesão que será assinado na manhã desta quinta-feira, 25, associando a Aperipê TV à recém criada Rede Brasileira de Televisão Pública (TV Brasil). O governador concedeu a declaração ao desembarcar no Aeroporto de Aracaju, ao lado do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, na noite desta quarta-feira, 24.

A partir da adesão, a emissora sergipana será a primeira do Brasil a promover a adesão plena, desde a estrutura até a elaboração da programação, à nova formatação da TV Pública no país. "É muito bom constatar que a Aperipê TV, de Sergipe, é a primeira a se associar à Rede Brasileira de Televisão Pública, ainda no momento em que ela está nascendo. Sergipe largou na frente e acho isso muito positivo", avaliou o ministro Franklin Martins.

Novo momento

Segundo o governador Marcelo Déda, esta decisão de governo, além de demonstrar completa adesão à idéia da TV Pública apresentada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, representa um novo momento das comunicações no Estado de Sergipe. "Vamos incorporar o conceito de rede pública agora criado. Isto significa uma Aperipê TV mais aberta à comunidade, deixando de ser estatal para ser efetivamente pública", definiu o governador.

"A Aperipê TV integrará uma rede que não será usada para fazer política e nem para divulgar visões ideológicas. Ela se transformará num instrumento ainda mais efetivo em favor da cultura, da educação, da notícia, do esporte e da qualidade da informação e do produto cultural que ela elabora", complementou Marcelo Déda.

Mudança na gestão

Ainda de acordo com o governador, a gestão da Fundação Aperipê será reformulada dentro das novas diretrizes, com a participação da sociedade. "Essa era uma luta histórica da categoria dos jornalistas em Sergipe, que desejavam ver uma Aperipê democratizada. Este processo vai ocorrer a partir dessa adesão", pontuou Marcelo Déda. 

Uma grade de programação de qualidade, com noticiários e informativos, segundo o governador, também oferecerá o que há de melhor aos telespectadores sergipanos. "Ainda a partir dessa adesão, nós criaremos as condições para acessar recursos que serão repassados pelo Governo Federal, através de doação ou financiamentos especiais, para atualização tecnológica, viabilizando a migração para a era TV digital e incluindo a capacitação do corpo técnico da emissora, credenciando-a a atuar nesse novo panorama", enfatizou Déda.

Outro ponto destacado pelo governador refere-se à possibilidade de divulgação de programas produzidos em Sergipe em nível nacional, através da TV Brasil, ampliando a visibilidade sobre as peculiaridades da cultura local. "Esse é um momento histórico, não apenas para a comunicação oficial, mas para um novo conceito de televisão pública no Estado de Sergipe. É uma nova era que deflagraremos na comunicação sergipana", anunciou Marcelo Déda.

A chegada do governador e do ministro foi acompanhada pela presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, pela secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, e pelo chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel PM Carlos Augusto Bispo, entre outros integrantes do Governo de Sergipe. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.