[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

De gaviões à renda irlandesa, das maravilhas do Cânyon de Xingó ao artesanato de Beto Pezão, no último sábado, 15, o programa 50 por 1, comandado por Álvaro Garnero, mostrou ao país um pouquinho do que Sergipe tem para oferecer aos seus visitantes. O apresentador esteve no Parque dos Falcões, uma área de 16 hectares dedicados a criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul.

E não tem só falcão, não. Gaviões, corujas, socó-bois e pombos também vivem por lá, sob o cuidado atento do fundador do Parque, José Percílio. Àlvaro explicou que, como o Parque é uma ONG particular, é mantido por doações e das visitas que recebe.

“Além do Parque dos Falcões (que – vale lembrar – descobri em 2005 e acho uma das iniciativas mais fantásticas do Brasil), visitei também o Oceanário de Aracaju”, revela Àlvaro em seu blog. Na sede do Projeto Tamar, o apresentador aproveitou para interagir com os bichos e adorou o aquário de experiências sensoriais mantido no Oceanário.

Mas, como nem só de bicho se faz os encantos de Sergipe, a Record também reservou um espaço para o artesanato. “Já me viram pulando de ponte, fazendo acrobacias aéreas, pegando fogo, caindo de jegue. Mas o maior desafio da minha carreira a produção guardou para Sergipe: tive que aprender a costurar, a fazer rendas com as rendeiras de Divina Pastora”, escreve o apresentador.

Além de rendas irlandesas, o programa fez uma bela homenagem a José Roberto de Freitas, o Beto Pezão. Para quem ainda não ligou o nome à arte, este artesão é o responsável por aquelas esculturas de figuras nordestinas com pés enormes. Um estilo que já o levou até para a Europa.

E já que o tema aqui é beleza, claro que não poderiam deixar de mostrar o Cânyion de Xingó. Àlvaro fez um passeio pela a região que foi criada a partir do represamento do rio São Francisco para construção da Hidroelétrica do Xingó, em 1995. A água verde e as rochas vermelhas junto com o vento incansável transformam o lugar numa das mais belas paisagens de Sergipe.

E como não pode faltar comida num programa de variedades que se preze, o 50 por 1 tentou desvendar o segredo de uma das delícias da culinária sergipana, a carne-do-sol. A receita, no entanto, foi a da ‘carne-de-sombra’, de um dos restaurantes mais tradicionais do estado.

Perdeu o programa? Ou gostou e quer ver de novo? Não esqueça que tem reprise no próximo sábado, 22, das 7h às 7h30, na Record. Mas você pode dar uma espiada no site do 50 por 1, e ler um pouco das impressões de Álvaro Garnero pelo blog do apresentador.


[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.