Sergipe faz sucesso em campeonato regional de judô
Vinte participantes e 18 medalhistas. Este é o saldo dos atletas de programas sociais do Governo de Sergipe no Campeonato Brasileiro de Judô – Região 1, que aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, em Maceió. Os atletas fazem parte dos programas sociais da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), que são o Abrindo Espaços, que acontece no Colégio Estadual Hermínia Caldas, e os garotos atendidos no Espaço de Cultura e Convivência Social (ECCOS) de Nossa Senhora do Socorro.
Os garotos de 11 a 22 anos compuseram a delegação sergipana representando a Liga Sergipana de Judô (Liseju). Ao todo, Sergipe competiu com 88 atletas e ficou em segundo lugar geral na competição. A Região 1 do Campeonato Brasileiro de Judô reuniu os estados nordestinos. Pernambuco ficou com o primeiro lugar.
"Nós tivemos uma participação excelente. Dos 88 atletas, apenas dois voltaram sem medalha. E Pernambuco participou com 150 atletas, o que garantiu o primeiro lugar. Mas nosso resultado foi muito bom. Isso prova que estamos trabalhando bem", disse o presidente da Liseju, Marcos Andrade.
ECCOS
Quatro alunos do ECCOS Nossa Senhora do Socorro participaram da competição. Três deles voltaram com medalhas. Camila Feitosa, de 11 anos, 3º lugar na Copa Arqui de Judô, em abril, disse que praticar um esporte e participar de competições era a realização de um sonho. "Estou muito feliz por ter ganhado mais uma vez. Estou feliz por mim e por toda a equipe, que fez sucesso aqui em Maceió", disse Camila, que foi vice-campeã na categoria 11-12 anos, 38-42 quilos, no regional.
Douglas Pereira, de 11 anos, estava radiante com o vice-campeonato na categoria 11-12 anos, 48-53 quilos. Apesar de tímido e quieto, mandou um recado. "Agora vou tirar uma moralzinha lá no ECCOS", disse. Sarita Montiele, de 15 anos, ficou com o bronze na categoria juvenil.
Abrindo Espaços
Quinze alunos do projeto Abrindo Espaços/Hermínia Caldas competiram e todos garantiram lugar no pódio. E o destaque ficou com as meninas. Jaine Menezes, 13 anos, ficou com o bronze da categoria pré-juvenil, 40-44 kg. "É o muito bom ganhar medalha", comemorou Jaine, que, pela primeira vez, participou de uma competição fora do Estado.
Ana Catielly, que pratica judô já há quatro anos, ficou com o 2º lugar na categoria pré-juvenil, 48-53kg. Renata Marques, 14 anos, também pratica judô há quatro anos e é uma das mais experientes da equipe. Com ouro no Open Brasil, que aconteceu em Recife, em 2006; prata no Brasileiro, em Divinópolis, também em 2006; e ouro no Brasileiro de 2007, que aconteceu em Aracaju, Renata garantiu o ouro no regional, na categoria pré-juvenil, 44-48kg.
"Meu irmão praticava judô e eu sempre quis aprender. Como as aulas chocavam com o horário da escola, ficava na vontade. Mas, há quatro anos, comecei e não parei mais", disse, emocionada, Renata. O judô transformou a vida dela. "Eu era briguenta. Hoje, sou mais quieta, mais disciplinada e tenho muitos amigos. Hoje, eu sou muito mais feliz", acrescentou.
Reconhecimento
A equipe dos projetos sociais da Secretaria de Inclusão Social está conquistando seu espaço no cenário do judô sergipano e nacional. "O projeto vem crescendo a cada competição. A secretaria tem dado condições de trabalho e de participação em competições. Em um ano, os resultados já estão aparecendo. A Liga Sergipana de Judô aprova esse projeto", disse Marcos Andrade, presidente da Liseju.
"Este projeto dignifica o judô, pois ele participa da formação do indivíduo para que alcance bons resultados no campeonato da vida. A participação num campeonato como esse, uma medalha num evento como esse pode ser um divisor de águas para uma criança em vulnerabilidade social que tem no esporte uma referência para sua vida", disse Paulo Dubois, presidente da Liga Nacional de Judô.
"Eu estou muito feliz com os resultados destes garotos. O que parece uma ação pequena tem representado muito na vida destes meninos e meninas. Eles podem continuar contando com o apoio do Governo de Sergipe. Vamos trabalhar agora para a classificação para o campeonato nacional", afirmou a secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes.
Mas o mais emocionado de todos foi o professor Neidson Mangueira. "Eu não tenho palavras para descrever o que sinto. Ver estes meninos praticando um esporte considerado de elite e tendo bons resultados é gratificante", finalizou.
A atleta Camila Almeida teve dengue e não competiu.
Balanço geral
Gabriela Costa / Abrindo Espaços / 1º lugar
Renata Marques / Abrindo Espaços / 1º lugar
Douglas Pereira / ECCOS / 2º lugar
Camila Feitosa / ECCOS / 2º lugar
Ana Catielly / Abrindo Espaços / 2º lugar
Joycelene Meneses / Abrindo Espaços / 2º lugar
Thiago Vilar / Abrindo Espaços / 3º lugar
Sarita Montiele / ECCOS / 3º lugar
Jaine Menezes / Abrindo Espaços / 3º lugar
Danilo Alexandre / Abrindo Espaços / 3º lugar
David Alef / Abrindo Espaços / 3º lugar
José Augusto Oliveira / Abrindo Espaços / 3º lugar
Caroline Bispo / Abrindo Espaços / 3º lugar
Jorge Antonio / Abrindo Espaços / 3º lugar
José Augusto Santos / Abrindo Espaços / 3º lugar
Daniel Leão / Abrindo Espaços / 3º lugar
Jacivan Lucas / Abrindo Espaços / 3º lugar
Luciene Santos / Abrindo Espaços / 3º lugar
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe faz sucesso em campeonato regional de judô – Foto: Edinah Mary/Seides