‘Sergipe Export’ reúne micro e pequenos empresários
Inserir cada vez mais o Estado, e com maior segurança, na rota do Comércio Internacional. Esse foi o principal objetivo do ‘Sergipe Export’, ocorrido durante todo o dia desta quarta-feira, 12, no auditório da Codise. O evento, organizado pela Comissão de Comércio Exterior do Estado de Sergipe, contou com a participação de pequenos e micro empresários interessados em conhecer os mecanismos práticos para inserir seus produtos nesse nicho do mercado. O seminário foi aberto pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Alexandre Porto, que representando o secretário Jorge Santana.
Porto falou sobre o papel do Governo do Estado na promoção do comércio exterior. "A balança comercial de Sergipe atingiu um volume recorde no número de exportações, ultrapassando a casa dos US$ 100 milhões esse ano. Cabe à Comissão de Comércio Exterior trabalhar junto com empresários sergipanos para fomentar cada vez mais esse crescimento, com apoio do Governo do Estado".
Segundo ele, Sergipe foi o Estado que mais evoluiu no setor de exportação, apresentando 133% de crescimento de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. "Apesar de ainda estar longe dos principais Estados exportadores, Sergipe já demonstra uma grande evolução nesse quesito", afirmou Alexandre Porto.
Comissão
Formatada durante a realização do 117º Encomex – Encontros de Comércio Exterior, no último mês de junho, a Comissão de Comércio Exterior é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e constituída por entes públicos e privados, como a Federação das Indústrias de Sergipe, o Sebrae, os Correios e o Banco do Brasil. Entre as atribuições da comissão está a promoção de iniciativas para capacitar técnicos e empresários em comércio exterior e o incentivo a ações estratégicas que permitam o aumento das exportações sergipanas através da inserção de novos produtos.
Nesse sentido, o Grupo Constâncio Vieira falou sobre sua experiência com a empresa de Cosméticos GUF, que fechou recentemente uma proposta de exclusividade com os Emirados Árabes, no valor de US$ 2 milhões, para a exportação de seus produtos. "É de grande importância a iniciativa da comissão em promover esse seminário, tendo como proposta capacitar as pequenas e médias empresas a se adequarem para o mercado de exportações, bem como a participação do Governo do Estado nesse processo", afirmou o diretor da empresa, Alberto Andrade.
"O Governo de Sergipe está de parabéns em estimular iniciativas desse tipo. Informações como essas são difíceis de ser encontradas, as pessoas passam muito tempo buscando e nesses eventos podemos obtê-las com qualidade", afirmou o sócio-diretor da QS Componentes, Gilberto Melo. De acordo com ele, o processo de exportação exige uma atuação de grupos coordenados. "Por isso a importância de compartilhar com outros empresários e aprender com outros exemplos", disse o empresário.
Para o empresário Francisco Libório, o Sergipe Export serviu como um grande estímulo para as pequenas empresas. "Um seminário como esse desperta interesses, pois é uma troca de fórmulas, aprendemos sobre as exigências de cada país, sobre os exemplos de sucesso. Acredito que o Governo do Estado deve continuar com essa iniciativa", afirmou, ao comemorar a participação da administração estadual para a realização do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- ‘Sergipe Export’ reúne micro e pequenos empresários – Foto: Jairo Andrade/Sedetec