[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Entre os dias 1º, 2 e 3 de novembro, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa)  apresentou os resultados da implantação dos serviços de Cuidados Farmacêuticos nas Farmácias Populares do Brasil no I Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária, realizado em Goiânia.  Ao final da ação, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da Funesa, foi premiada com o primeiro lugar na categoria de melhor trabalho apresentado no congresso por abordar as estratégias e processos para implantação de serviço de cuidados farmacêuticos em farmácias comunitárias

“Ao todo, foram apresentados 29 trabalhos de todo país. Nós levamos três trabalhos e, em um desses, recebemos nota 10. Com isso, tivemos a certeza de que estamos à frente de muitos estados na oferta desses serviços. Além do prêmio, a implantação desse serviço permitiu a melhor capacitação dos farmacêuticos e de toda equipe e serve como alicerce para a construção de um modelo diferenciado e replicável de cuidados farmacêuticos em farmácias comunitárias”, explicou a coordenadora estadual das Farmácias Populares, Cristiane Trindade.

Para a farmacêutica da unidade de Propriá, Taís Boaventura, esse foi um momento de reconhecimento pelo trabalho e comprometimento da equipe. “Estamos no caminho certo e comprometidos com a construção desse novo modelo de assistência farmacêutica. Estou orgulhosa por fazer parte desse momento”, disse.

Para o consultor do Instituto MTM Care, Divaldo Lyra Júnior, esse foi o primeiro bom resultado de outros que virão. “Em 2012, nós implantamos o serviço e treinamos o pessoal. Para o próximo ano, esperamos fortalecer o serviço e ganhar mais visibilidade no cenário nacional”, afirmou o consultor.

De acordo com a coordenadora estadual da Assistência Farmacêutica, Juliana Santos de Oliveira, há, ainda, a perspectiva de ampliar a oferta desse serviço para a rede de atenção básica.

“Essa é uma conquista muito grande. Somos pequenos em território, mas conseguimos desenvolver um trabalho essencial no campo da atenção farmacêutica. O plano da SES é conseguir estender a implantação desses serviços para as farmácias da atenção básica como forma de atender a toda população sergipana”, disse.

“Temos uma equipe bastante dedicada e esse reconhecimento nacional é fruto dessa dedicação. Esse trabalho irá influenciar, sim, positivamente no planejamento das ações do setor”, diz o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Trabalhos apresentados

Durante os três dias, os farmacêuticos das unidades de Nossa Senhora da Glória, Propriá e Estância e a coordenação estadual das Farmácias Populares estiveram presentes no evento apresentando os seguintes trabalhos: Diagnóstico Situacional da Estrutura de Três Farmácias Comunitárias para Implementação dos Serviços de Cuidados Farmacêuticos; Avaliação das Habilidades de Comunicação de Farmacêuticos Comunitários Durante Dispensação Simulada; e Estratégias e Processos para Implantação de Serviço de Cuidados Farmacêuticos em Farmácias Comunitárias.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.