[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Considerado um dos maiores eventos da área, o Congresso Nacional Consad de Gestão Pública reúne o que existe de mais avançado sobre a gestão pública do Brasil. Neste ano, o evento ocorreu entre os dias 16 a 18 de abril, em Brasília (DF), e contou com a apresentação de três trabalhos desenvolvidos e executados pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Todos os trabalhos selecionados são da Superintendência de Recursos Humanos da Seplag e os casos de sucessos apresentados envolvem inovação, avanços e melhorias na gestão pública. Na análise da superintendente geral de Recursos Humanos da Seplag, Andréa Macedo, a escolha desses casos de Sergipe é uma forma de reconhecimento.

“O evento busca promover um modelo de administração pública gerencial, orientada para resultados, comprometida com a qualidade dos gastos e dos serviços prestados ao cidadão. Diante desse objetivo, um comitê técnico seleciona trabalhos de todos os Estados para que sejam apresentados como experiência. Sergipe participou com três trabalhos que podem servir de modelo para os demais”, explica a superintendente.

Trabalhos

O Governo de Sergipe está colecionando resultados com a modernização da gestão de sua folha de pagamento do poder executivo. Como gestora deste processo, a Seplag atuou diretamente na implementação de ferramentas de tomada de decisão em situações críticas a exemplo Business Inteligence-BI.

“Essa ferramenta, além de analisar comportamento das despesas atreladas ao pagamento de pessoal, proveu em curto espaço de tempo diagnosticar situações problemáticas que constantemente os gestores se deparavam, colaborando na elaboração de novas estratégias para o efetivo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, destaca Andréa Macedo, superintendente geral de Recursos Humanos.

Outra experiência compartilhada no congresso Consad foi a utilização de software e de técnica de auditoria para que, de forma inteligível e transparente, o Estado garantisse ainda mais a qualidade das informações armazenadas, questionando de forma construtiva procedimentos e sugerindo melhorias. “O trabalho de auditoria implementado na Seplag proporcionou ganhos diretos e indiretos, além de economia para o Estado na melhor gestão dos servidores que trabalham com a folha de pagamento, criando uma consciência do efetivo controle dos recursos públicos”, revela Andréa Macedo.

Por fim, houve a explanação sobre a realização periódica de Processo Seletivo Simplificado visando a contratação temporária de serviço, em caso de excepcional interesse público. Antes, o processo manual de recebimento e análise de currículos levava até 120 dias devido ao altíssimo número de inscritos. Focado na ética e transparência, a Seplag inovou ao criar uma metodologia de trabalho e sistema informatizado para que, nos novos editais de contratação, os interessados se cadastrem pela internet e informem a titulação. Conforme cada edital vigente, o sistema fornece a pontuação preliminar e ao final é publicado na internet os aprovados para que apresentem documentação comprobatória.

Sobre o Congresso Consad

O Congresso Consad de Gestão Pública reúne anualmente secretários de Estado da Administração, gestores de políticas públicas no âmbito federal, distrital, estadual e municipal, acadêmicos, formadores de opinião, especialistas, e a sociedade civil organizada e alinhada na busca de melhores práticas em gestão pública, que têm por base a eficiência, a transparência, a qualidade orientandas para o cidadão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.