Sergipe e Alagoas criam Copa Rio São Francisco de Futebol Sub-18
O futebol como integração de jovens entre Sergipe e Alagoas. Este é o objetivo da Copa Rio São Francisco de Futebol Sub-18, competição que será realizada em parceria entre os governos dos dois estados, através de suas secretarias de Esporte. A abertura do campeonato está prevista para ocorrer em maio.
O torneio faz parte do consórcio Sergipe-Alagoas, instituído pelos governadores Marcelo Déda e Teotônio Vilela, com ações nos segmentos econômicos, sociais, esportivos e culturais, com o objetivo de desenvolver a região do São Francisco. A Copa visa proporcionar a confraternização entre a juventude dos dois estados e conscientizar a comunidade esportiva sobre os problemas que envolvem o Rio São Francisco.
Para acertar os detalhes da competição, foi realizada em Maceió uma reunião entre os secretários de Esporte e Lazer de Sergipe, Leó Filho, e de Alagoas, Roberto Mendes. Também participaram da reunião o gerente de Esportes da Secretaria de Esporte e Lazer de Sergipe , Gilvan Costa, e o diretor de Praças de Esportes da instituição, Edson Barros.
A Copa Rio São Francisco será disputada em duas fases. A primeira será classificatória e vai qualificar quatro equipes de cada Estado. Na segunda fase, os times sergipanos jogarão contra os alagoanos, até ser conhecida a seleção campeã.
Para o secretário de Esportes de Alagoas, Roberto Mendes, a Copa Rio São Francisco foi uma excelente idéia Secretaria de Esporte e Lazer de Sergipe. "A competição revive a antiga Copa Alagipe de Futebol, da qual participei como atleta do CSA e que serviu para unir ainda mais os laços de amizade entre sergipanos e alagoanos. Agora, a competição tem dupla finalidade: a inclusão do jovem no esporte e alertar para a situação do Rio São Francisco", disse Roberto Mendes.
De acordo com Mendes, a integração esportiva entre os dois estados não ficará só no futebol. "Já tinha já programado com o secretário Leó Filho para, no mês de setembro, realizarmos torneios estudantis nas modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal, num desafio Sergipe-Alagoas, com jogos nos dois estados", disse Roberto Mendes.
"O secretário Roberto Mendes gostou da idéia e já começou a tomar as primeiras providências para a efetivação da Copa Rio São Francisco. Na próxima semana, convidaremos os 36 municípios que fazem parte da região do Baixo São Francisco para passar os detalhes da competição e convidá-los a participar do evento", informou Leó Filho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]