Sergipe discute novas tecnologias de prevenção e socorro durante desastres naturais
O diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec), Tenente-Coronel José Erivaldo Mendes, representou Sergipe na II Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec). O evento aconteceu na última sexta, 17, no Rio de Janeiro. O Depec é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
“A reunião do Conselho é de extrema importância para construção de uma nova abordagem de Defesa Civil no Brasil, pois seus integrantes são especialistas no assunto e vivenciam em seus estados toda a problemática do tema”, ressaltou o tenente Mendes.
A reunião foi presidida pelo secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, Roberto Rocha, e também contou com a presença do Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. As discussões foram focadas nas novas tecnologias para enchentes e vazantes, as dificuldades enfrentadas por gestores Estaduais de Defesa Civil, a atuação do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), além de projetos pedagógicos voltados para a área.
Outros temas debatidos por gestores de todo país foram à atuação da Defesa Civil em ações de prevenção, resposta, assistência emergencial e pós-desastre, a participação da Defesa Civil na copa de 2014 e ainda a criação de um comitê que possa dar uma resposta direta a Presidência da República nas ações de socorro aos afetados.
Congepdec
O Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) tem como objetivo principal o acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).
O órgão promove estudos nas áreas de prevenção, preparação, resposta, reconstrução e ainda, mantém o intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, para o aprimoramento técnico e científico dos membros da organização.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe discute novas tecnologias de prevenção e socorro durante desastres naturais –