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Foi realizada nesta quinta-feira, 3, no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, uma reunião sobre o Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento). O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação (SEED), além de coordenadores e técnicos de municípios sergipanos. "Estamos iniciando no Estado uma transformação em nosso sistema educacional e temos certeza que programas como esse podem contribuir com a causa", destacou o secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima.

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada destinado a professores e especialistas do ensino fundamental. O objetivo é a melhoria da qualidade do ensino nas disciplinas de Português e Matemática nas séries iniciais. O programa é promovido pelo Ministério da Educação, em pareceria com as universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e com a adesão das secretarias de educação municipais e estaduais.

Em Sergipe, 22 municípios já contam com o Pró-Letramento. "Essa reunião tem como objetivo discutir a participação de todos os educadores e verificar a viabilidade de ampliação do programa", disse Márcia Furlan, diretora do Serviço de Ensino Fundamental da SEED. "É um momento para conhecermos o programa", acrescentou.

A coordenadora nacional do Pró-Letramento, Roberta de Oliveira, fez a apresentação do programa aos participantes. "Existem vários objetivos específicos e um deles é oferecer suporte pedagógico aos professores das séries iniciais do ensino fundamental. A finalidade é elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa e de Matemática", explicou.

De acordo com Roberta de Oliveira, o Pró-Letramento é organizado em encontros presenciais com professor tutor e atividades individuais, totalizando 120 horas de aula. "O curso pretende contribuir para a formação continuada em rede, envolvendo universidades, secretarias de educação e escolas públicas dos sistemas de ensino".

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