[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os cidadãos que residem em Propriá e nos municípios do Baixo São Francisco, em Sergipe, poderão contar, nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26, com diversos serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Além da emissão de carteiras de identidade e de atestados de bons antecedentes, a comunidade da região terá acesso às ações educativas promovidas pelo Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis (CAGV) e pelo Corpo de Bombeiros.

Ao todo, a SSP empregará 60 profissionais para atuarem no projeto ‘Sergipe de Todos’, do Governo do Estado. Com barracas montadas na Praça da Matriz, em Propriá, os servidores da segurança pública poderão interagir com a população local, ofertar serviços gratuitos, fazer simulações de algumas atividades e difundir informações. O objetivo é descentralizar as ações preventivas, levando ao morador das cidades distantes da capital o conhecimento necessário à consolidação da cidadania.

Um dos serviços mais procurados é o do Instituto de Identificação, que vai estar presente com 25 colaboradores, trabalhando das 9h às 19h, na sexta, e até às 12h, no sábado. A estimativa, segundo o diretor da unidade e coordenador Geral de Perícias, Adelino Lisboa, é ultrapassar o índice de pessoas atendidas na última edição do projeto, em Nossa Senhora da Glória, onde 434 pessoas receberam novas carteiras de identidade.

"É importante ressaltar que só serão emitidas carteiras referentes à primeira via de menores de 18 anos, que estiverem com certidão de nascimento, e à renovação de carteira. A segunda via só poderá ser emitida caso o interessado tenha o documento original ou cópia legível, ambos emitidos no Estado. Se o cidadão tiver perdido sua carteira de identidade, só poderá receber um novo documento na sede do Instituto, em Aracaju", explica Adelino.

A população também terá acesso a cartilhas, vídeos educativos e palestras realizadas com o intuito de reduzir os índices de violência e exploração sexual contra crianças, adolescentes e mulheres. Os cidadãos tomarão conhecimento dos direitos desse público e das atitudes que devem ser tomadas em casos de violência doméstica, assédio moral e sexual e de crimes de estupro e atentado violento ao pudor. Outro serviço oferecido pelas equipes do CAGV é a mediação de conflitos, que envolvem crimes de menor potencial ofensivo.

O Corpo de Bombeiros aproveitará o ‘Sergipe de Todos’ para dar continuidade a um projeto antigo da corporação, o ‘Bombeiro na Comunidade’. A iniciativa, além de aproximar os militares e a sociedade civil, possibilita a realização de um trabalho preventivo, que visa reduzir os índices de acidentes domésticos nos municípios do interior do Estado. Paralelamente a simulações de resgates de vítimas em locais mais altos, os profissionais darão dicas de primeiros socorros e procedimentos em casos de vazamento de gás de cozinha, por exemplo.

O projeto

O ‘Sergipe de Todos’ é um projeto do Governo de Sergipe que tem por finalidade proporcionar o acesso aos serviços e informações ofertados pelas secretarias e órgãos do Governo do Estado. A primeira edição do projeto, que é coordenado pela primeira-dama, Eliane Aquino, foi realizada no fim de março, em Nossa Senhora da Glória. Propriá é o segundo município a receber o ‘Sergipe de Todos’.

O projeto é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Codevasf, a Prefeitura de Propriá, a AABB de Propriá, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.