Sergipe de Todos realiza mais de 34 mil atendimentos em Simão Dias
Camisa de botão descortinada no peito, alpercata de couro e olho esmiuçado do sol, seu Jurandir da Silva Santos, 51, aproveitou o dia de feira em Simão Dias para dar uma passadinha na Praça da Matriz, local que aportou a caravana da cidadania do Sergipe de Todos, na sexta-feira, 6, e no sábado, 7. Ele ajeitou o cabelo e ainda deu uma verificada na pressão. "Estou com pressão de menino", se gabou, antes de sair com o fôlego e feijão novos na garupa da bicicleta barra forte. Assim como ele, mais de 34 mil sergipanos da região Centro-Sul foram atendidos, direta ou indiretamente, durante os dois dias da quarta edição do projeto no município localizado a 105 quilômetros de Aracaju.
Pequenos agricultores, donas de casa, camponeses, pedreiros, estudantes, comerciantes e servidores públicos, gente de todo mato e asfalto da região, utilizaram os serviços prestados pelos mais de 40 estandes montados pelo Governo do Estado na região que engloba cinco municípios e 213 mil habitantes.
"A população foi bastante receptiva. Nossa preocupação é que cada vez mais informações, serviços e cidadania cheguem a essa população do interior do nosso Estado. Para isso, fazemos toda uma mobilização na semana que antecede a realização do Sergipe de Todos para explicar passo por passo como funciona o projeto", afirmou o vice-governador Belivaldo Chagas, durante visita ao Sergipe de Todos, no sábado, 7.
Teve gente que saiu de carteira de identidade nova, encaminhou pedido de casamento no cartório, firmou linha de crédito com o Banese ou até mesmo conseguiu espaço para mostrar seu talento. Foi o caso dos primos Beto do Pandeiro e Léo Embolador, ambos com 18 anos, moradores do povoado Saco da Camisa, em Poço Verde. "O que inspira a gente é gostar da cultura do nosso lugar. A gente se baseia no dia a dia do povo pra fazer as emboladas e é bom demais se apresentar numa praça para um monte de gente que pode conhecer mais nossa cultura", afirmou Beto do Pandeiro, sotaque brejeiro, gel no cabelo.
Programação especial
À frente da coordenação geral do Sergipe de Todos, a primeira dama Eliane Aquino enfatizou também que a quarta edição continuou com o enfoque especial dado as questões da criança e do adolescente. "O acesso à informação contribui para que cada morador melhore a qualidade de vida dentro da sua comunidade. Por isso abrimos um espaço grande também dirigido às crianças e aos adolescentes, para que eles possam não só estar se divertindo, como também aprendendo e se conscientizando para mudar para melhor sua realidade", disse Eliane Aquino, enquanto percorria os estandes no último dia do Sergipe de Todos em Simão Dias.
A turminha de Vitória Fonseca, 11, e Sabrina Santos, 8, se juntou pra ler histórias infantis e aprender um pouco mais sobre a localização geográfica do Estado. "Agora eu já sei que aqui onde moro tem mais de 33 mil moradores. E que Simão Dias fica longe que só da casa da minha avó lá em Propriá", contou Vitória, na sombra do alpendre da igreja da Matriz.
Documentos em mãos, a dona de casa Maria do Carmo de Jesus, 52, também aproveitou a manhã de sábado para resolver a situação fundiária da sua casa. "Moro aqui em Simão Dias há mais de 30 anos e vim dar entrada hoje na escritura da minha casa. É uma beleza esses serviços mais perto da gente porque pra ir pra capital fica mais complicado", disse dona Maria do Carmo, que ainda levou algumas mudas de arvoredos de goiaba e acerola, fornecidos pela Secretaria de Estado das Cidades e Integração Municipal.
O projeto
Simão Dias fez parte da quarta edição do Sergipe de Todos, que já chegou à população dos municípios de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão, Propriá, no Baixo São Francisco, e Itabaiana, no Agreste Central.
Organizado pelo Governo do Estado e pelo Banese Card, o Sergipe de Todos é resultado da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. A Fecomércio, o Sesi, o Senac, o Sesc, a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), a Prefeitura de Simão Dias, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Ministério Público Estadual (MP), o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, o Banese e a empresa de telefonia Oi são exemplos de parceiros que se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe de Todos realiza mais de 34 mil atendimentos em Simão Dias – Foto: Cesar de Oliveira/ASN