‘Sergipe de Todos’ cumpre papel cidadão em Poço Verde
Pela vigésima vez, o programa Sergipe de Todos cumpre a sua função de levar cidadania aos municípios sergipanos. A ação promove serviços e informações do Governo de Sergipe, aproximando a população da estrutura governamental e dos benefícios por ela oferecidos. Nesta sexta-feira, 11, a cidade de Poço Verde foi a anfitriã desse programa que é capitaneado pelo gabinete da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.
As filas na avenida Santa Cruz, local do evento, começaram a se formar desde as primeiras horas da manhã por pessoas que aproveitaram a diversidade de serviços oferecidos em um mesmo espaço. Durante todo o dia, os poçoverdenses puderam tirar carteira de identidade e CPF, abrir conta bancária do Banese, solicitar cartão de crédito, dar entrada para emissão da primeira habilitação, renegociar dívidas com a Deso, aferir a pressão, fazer exame de glicemia, entre outros.
Além dos serviços diretos, a população local e os visitantes de outros municípios da região Centro-sul do estado também assistiram a palestras e explicações dos mais diversos temas, como exploração sexual, primeiros socorros, manuseio do botijão de gás, cuidados com o meio ambiente, direitos e deveres do cidadão e o programa Casa Nova, Vida Nova.
Desde a primeira edição do ‘Sergipe de Todos’, já foram realizados mais de 568 mil atendimentos diretos e indiretos. De acordo com a primeira-dama do Estado e idealizadora do evento, Eliane Aquino, a marca demonstra o sucesso dessa iniciativa do Governo do Estado. “O objetivo é interiorizar as ações de governo. E cada vez mais, a população tem entendido esse papel. Não é simplesmente um programa que a população tem ouvido falar, mas sim comprovando e acessando”, disse.
“Mesmo antes do evento em si, o Estado dialoga e faz eventos preparatórios com as secretarias municipais e a população local. O resultado é a verdadeira ‘caravana da cidadania’. É nítido e notório que a população sergipana já entendeu essa proposta, que é gratuita e para qualquer um”, complementou a primeira-dama.
No total, o Governo montou 58 estandes com o apoio de diversas entidades que integram a ação: Caixa Econômica Federal, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Fecomércio – através do Sesc e do Senac -, Tribunal de Justiça de Sergipe, Ministério Público Estadual, Incra, INSS e a empresa de telefonia Oi. A Prefeitura Municipal de Poço Verde também presta suporte ao evento.
Beneficiados
O senhor José de Almeida tem 45 anos e nunca tirou a carteira de trabalho. Ele aproveitou o ‘Sergipe de Todos’ para realizar o que chama de um sonho em sua vida. “Sempre foi muito difícil para mim ter esse documento, principalmente pela falta de condições de ir a Aracaju. Esse programa do Governo do Estado me trouxe uma felicidade muito grande”, comentou o lavrador poçoverdense.
Quem também não hesitou em tirar a sua carteira de trabalho foi a jovem Josefa Mariele, que já terminou o ensino médio e agora estuda para concursos públicos. “Cheguei a uma fase de minha vida que as possibilidades de emprego estão mais próximas. Com isso, aumenta também a precisão da carteira de trabalho. É também uma forma de garantir os meus direitos como cidadã, e o ‘Sergipe de Todos’ proporcionou isso”, afirmou.
Com apenas 12 anos de idade, a estudante Eugênia de Oliveira acordou cedo para tirar a sua carteira de identidade. “Minha mãe falou que o Governo ia fazer esse evento aqui na cidade e eu não perdi tempo. Agora, vou poder mostrar minha identidade quando for aos lugares”, contou.
No estande da Secretaria de Estado da Saúde (SES), um ‘escovódromo’ foi montado para orientar os participantes sobre a correta higienização bucal. Franciele de Jesus, moradora de Poço Verde, disse estar satisfeita com as orientações que recebeu. “Conheci novas técnicas de escovação e ainda ganhei uma escova dental. Foi muito bom, porque algumas vezes a gente até sabe da importância do tema, mas não conhece tudo a respeito dele”, disse.
A aposentada ‘Mariazinha’ dos Santos aproveitou o ‘Sergipe de Todos’ para cuidar de sua aparência e cortou o cabelo no salão de beleza montado pelo Senac. “Quero ficar bem bonita para o meu marido e para aproveitar os festejos juninos. Além disso, economizo um trocado. Já cheguei a gastar R$ 50 para cortar meu cabelo. Essa economia vai ser utilizada na feira lá de casa”, revelou.
Edições
Além de Poço Verde, 19 outros municípios já receberam o ‘Sergipe de Todos’. São eles: Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana, Simão Dias, Ribeirópolis, Pirambu, Boquim, Nossa Senhora do Socorro, Itabi, Poço Redondo, Pacatuba, Estância, Tobias Barreto, Capela, Carira, Aquidabã, São Cristóvão e Nossa Senhora das Dores e Aracaju
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe de Todos’ cumpre papel cidadão em Poço Verde –