[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nesta sexta-feira, 25, a Praça da Igreja Matriz da cidade de Propriá virou uma verdadeira feira, recheada de serviços e informações sobre o Governo do Estado. Durante todo o dia, a maior parte dos órgãos e secretarias que formam a administração estadual chega mais perto dos cidadãos do Baixo São Francisco por meio da segunda edição do projeto Sergipe de Todos.

Com 42 estandes das secretarias, órgãos e parceiros, o projeto oferece serviços como a expedição e segunda via da carteira de identidade, abertura de contas no Banese, cortes de cabelo, certidão de nascimento, emissão de carteira de motorista, consulta de CPF, emissão e entrega do cartão do cidadão, informações e orientações ao consumidor através do Procon, cadastro e certificado de imóveis rurais (Incra), seguro desemprego, carteira de trabalho e previdência social, Cadastro de Artesãos, advogado de graça para ações cíveis e criminais e muitos outros.

"O dia já começou muito bem, com sucesso e a grande participação dos moradores. Quando existe a mobilização da prefeitura em trazer pessoal dos povoados e difundir a informação do que é esse trabalho, o retorno é garantido. O que a gente quer é isso, que venha o maior número de pessoas, que elas procurem, se informem em cada estande e saiam aqui com um alto nível de informação sobre o que é o Governo do Estado e o que ele oferece à população", comentou a primeira-dama do Estado  e coordenadora do projeto, Eliane Aquino.

A criação desse espaço democrático e gratuito representa muito para a trabalhadora rural Cleonice Silva da Costa. Moradora do assentamento Padre Cícero, em Propriá, ela está há três anos sem a carteira de identidade. "Eu perdi e só Deus sabe as dificuldades que passo. Para conseguir qualquer coisa, dependo da minha sogra", desabafa, aliviada com a chance de resolver o problema.

Já de posse do seu RG, dona Josefa Joaquim dos Santos, 65 anos, aproveitou o estande montado pela Secretaria de Educação (Seed) para fazer alguns trabalhos manuais. "Gosto de fazer essas coisas e aprender a usar o material", conta Josefa, que veio da cidade vizinha de São Francisco.

O responsável por ensinar pessoas como Dona Josefa a reciclar materiais, transformando em material de decoração é Bruno Henrique D’Angel, voluntário do projeto. "Já faço esses trabalhos há muito tempo. Gosto de passar o pouco que eu sei para as pessoas", comenta o professor, que usa material descartáveis, como plásticos, espumas e LP velhos para construir arranjos de flores.

Segundo o secretário adjunto de Estado da Cultura e coordenador operacional do ‘Sergipe de Todos’, Marcelo Rangel, essa edição já é um sucesso de público. "Na primeira edição, em Nossa Senhora da Glória, foram cerca de 7 mil pessoas, aqui deverão ser bem mais. A prefeitura atua como parceira, disponibilizando transporte para o pessoal vir dos povoados e bairros distantes. Por isso esperamos hoje mais de 5 mil pessoas", revela.

Programação

O Sergipe de Todos em Propriá começou na quinta, 24, a partir das 20h, com as apresentações musicais com Gil Monte e Banda (Propriá), Banda Fator RH (Nossa Senhora da Glória), NaurÊa (Aracaju) e Chá de Kapiaba (Aracaju). Os shows foram realizados na Orla da cidade.

O projeto continua nesta sábado, das 8h às 12h, com o apoio do Banese Card. São parceiros do projeto o Banese, o Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Codevasf, a Prefeitura de Propriá, a AABB de Propriá, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.