Sergipe dá início à vacinação contra a pólio e o sarampo
A manhã deste sábado, 13, teve um significado de integração para imunização das crianças sergipanas. Trata-se da abertura da segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, a paralisia infantil, e a vacinação contra o sarampo, rubéola e caxumba, a tríplice viral, realizada pelo secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, e pelo secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos.
A campanha, que começou no início da manhã e terminou no final da tarde, busca vacinar as crianças menores de cinco anos de idade contra a Paralisia Infantil e as crianças com faixa etária entre um e sete anos contra o sarampo.
Desde o início da manhã, mães e crianças chegavam a Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas Hora, no bairro Bugio, em Aracaju, e eram recepcionadas pelo personagem do Zé Gotinha enquanto entravam na fila para receberem as duas gotinhas contra a paralisia infantil e depois a dose contra o sarampo.
Esse foi o caso de Jaqueline Neles e da filha, de dois anos, Jamile Neles. Como toda mãe que se preocupa com os filhos, ela não perdeu tempo em cuidar da saúde filha e foi logo cedo na USF. “Fico sempre atenta às campanhas de vacinação. Já trouxe Jamile na primeira etapa e, com essas gotinhas tenho certeza que minha filha vai ficar sempre saudável”, disse.
Importância da imunização
Já o secretário de Estado da Saúde destacou a importância das campanhas de vacinação e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os brasileiros. “Hoje é o dia que todo pai e toda mãe têm a oportunidade e a responsabilidade de prevenir doenças graves à saúde de seus filhos. As campanhas de vacinação também mostram a força que o SUS possui e percebe como ele está presente no dia a dia de todos os brasileiros”, disse Antonio Carlos Guimarães.
Completando a fala do gestor da pasta da Saúde do Governo do Estado, o secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, destacou a importância do trabalho conjunto entre o Governo Municipal e o Estadual para gerir o SUS. “Nós temos condições de imunizar todas as nossas crianças graças a sinergia apresentada nos esforços e disposição entre todos os atores que fazem o SUS”, declarou.
Também presente à solenidade de abertura da campanha de vacinação, a presidenta da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Tereza Lopes, fez um apelo para que os pais e responsáveis não deixem de levar as crianças até os locais de vacinação. “A gente gostaria que todos entendessem que a vacina é uma maneira de não permitir que as crianças adquiriram doenças graves e de evitar a mortalidade infantil”, ressaltou a presidenta.
A campanha
A gerente do programa Estadual de Imunização, Sândala Teles, mostrou os números da campanha de imunização realizada neste sábado. “Foram distribuídas 224 mil doses para 800 postos de vacinação em todo estado. Também foram mobilizados três mil profissionais e 250 veículos para atender toda a população-alvo”, contabilizou a gestora.
A gestora ainda falou sobre a meta de vacinação que deverá ser atingida pelos 75 municípios sergipanos. “Nossa meta é imunizar 164.852 crianças contra a paralisia infantil e 197.256 deverão receber a tríplice viral em todo território sergipano”, afirmou Sândala Teles.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe dá início à vacinação contra a pólio e o sarampo – O secretário de Estado da Saúde
- Antonio Carlos Guimarães / Foto: Fabiana Costa/SES