Sergipe cumpre mais uma etapa na implantação dos cuidados farmacêuticos
Na manhã dessa sexta-feira, 5, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), através da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), iniciou a Oficina de Planejamento para Implementação dos Serviços Farmacêuticos nas Unidades das Farmácias Populares (FPB). A ação, que acontece na sede da fundação, reúne os farmacêuticos das três unidades gerenciadas pelo Estado (em Nossa Senhora da Glória, Estância e Propriá) e representantes da gestão.
Nessa etapa, a equipe passa por um momento de atualização e avaliação dos serviços que já estão sendo prestados nas unidades, como forma de treinamento. “Nesse espaço, eles discutirão sobre a atual experiência para que todo o serviço seja efetivamente implantado no segundo semestre de 2013”, disse a consultora do instituto MTMCare, Gisele Brito.
Através da assistência farmacêutica, as farmácias dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Estância e Propriá oferecerão aos usuários a revisão da farmacoterapia, que avalia e orienta o usuário com o objetivo de promover o uso racional dos medicamentos. Serão oferecidas também a atenção farmacêutica, que visa identificar os problemas relacionados aos medicamentos, e a análise de parâmetros clínicos, que consiste na aferição da pressão arterial, glicemia, índice de massa corpórea (IMC), circunferência abdominal, peso e altura.
“Esses cuidados farmacêuticos têm muita representatividade para Sergipe porque fazemos a oferta à população e também porque seremos as primeiras farmácias do país a oferecer o serviço”, ressaltou a coordenadora Estadual das Farmácias Populares, Cristiane Trindade.
Para a farmacêutica da unidade de Propriá, Thays Boaventura, esse serviço é a concretização de um sonho para todo profissional da categoria. “Essa é uma nova área da farmácia que está sendo implantada no país. Ela potencializa a nossa atividade profissional e possibilita melhorias na assistência da população”, garantiu.
Ao longo dos dois dias, os profissionais também passaram por momentos motivacionais. “Queremos criar uma identidade das unidades gerenciadas pela Funesa para que seja reproduzida em todo país”, finalizou o consultor do instituto MTMCare, Divaldo Lyra Júnior.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe cumpre mais uma etapa na implantação dos cuidados farmacêuticos – Consultora MTMcare (Fotos: Ascom/SES