Sergipe bem representado no Femucic
“A melhor característica do Femucic é que não tem caráter competitivo. É uma grande mostra de música brasileira, com artistas de todos os cantos do país”, disse Joésia Ramos, que este ano participa como intérprete, defendendo “Tema do Coriolano”, com letra e música de Maria Lúcia dal Farra. A música é o tema central da peça “Os Desvalidos”, de Francisco Dantas.
Esta é a quarta vez que Joésia participa do festival. Ela participou pela primeira vez em 2002, com a música “Da Mata”; em 2003, com a música “Óraculo de Manga e Caroço”, com letra de Maria Cristina Gomes; e em 2005, com a música “Pagode Apimentado”, com letra de Francisco Dantas.
O Sesc Maringá, que organiza o Femucic, lança um CD com 18 músicas dentre as 50 classificadas. “E eu, sempre que participei do festival, entrei no CD. Espero fazer parte pela quarta vez”, comenta Joésia.
A banda Bago de Jaca vai participar do Femucic pela quinta vez, com o forró “Eu posso ter”, de autoria de Flory. “A Bago de Jaca participa desde 2001. Só não participamos em 2004, porque estávamos gravando nosso CD, “Em todo chão planta uma semente”, explica Flory, reforçando que a banda sempre está no elenco do CD do Femucic. Em 2001, Bago de Jaca participou com duas músicas, “Ribeira” e Fulô”; em 2002, a banda teve uma participação especial em quatro músicas; em 2003, participou com a música “Passarinho voador”; em 2005, a música foi “Nego d’água”, que fez o maior sucesso no festival. Agora em 2006, eles emplacam mais um forró, fazendo a alegria do público de Maringá. “Eles adoram o forró autêntico, triângulo e zabumba. E o melhor, eles adoram Bago de Jaca. Acho que somos mais conhecidos lá do que aqui”, brinca Flory.
Joésia Ramos e a banda Bago de Jaca viajam com o apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). “É muito importante darmos este apoio. Aracaju e Sergipe são divulgados e defendidos pelo talento de músicos competentes”, disse Karlene Sampaio.
Femucic
Realizado desde 1977 pelo Sesc Maringá, o Festival de Música Cidade Canção (Femucic) consolidou uma história de êxitos. O festival mostra a diversidade da música brasileira, que dá aos participantes e espectadores a oportunidade de entrar em contato com apresentação das músicas classificadas; shows musicais em espaços alternativos; feira de discos, partituras, instrumentos, livros, equipamentos musicais; espaço aberto para realização de oficinas musicais, palestras e encontros, dentre outras atividades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]