[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi implantada em Sergipe a primeira Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A Empresa Souza Cruz foi a pioneira no Estado a adotar o novo modelo digital de nota fiscal, que vai substituir paulatinamente o tradicional documento de papel em todo o país.

A Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz) já iniciou os estudos para viabilizar as operações dos contribuintes que desejam voluntariamente optar pela Nota Fiscal Eletrônica. Até 1º de abril, as empresas dos setores de cigarros e combustíveis obrigatoriamente deverão aderir ao novo sistema.

Outros segmentos, como cimento, refrigerantes e automóveis, também estarão obrigados a emitirem a NF-e a partir de 1º de setembro. A estimativa é de que em 2009, todas as empresas sergipanas estejam inseridas no novo projeto.

Entre os benefícios, a adoção da nota fiscal eletrônica vai resultar em uma significativa redução de custos e obrigações para o setor empresarial. Outra vantagem, segundo o secretário da Fazenda Nilson Lima, é permitir ao fisco estadual uma fiscalização aprofundada e um maior controle nas ações fiscais, o que resultará numa concorrência justa entre os contribuintes.

A NF-e também reduzirá o tempo de espera dos transportadores nos postos fiscais de fronteira, além do acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelos órgãos fiscalizadores.

Funcionamento

Emitida e armazenada eletronicamente, a NF-e tem existência apenas digital, ou seja, todos os procedimentos hoje feitos em papel serão realizados exclusivamente por meios tecnológicos. A partir de seu funcionamento, ela vai servir para registrar a circulação de mercadorias ou prestação de serviços entre empresas e o fisco, com possibilidade de a fiscalização tributária autorizar ou rejeitar a NF-e em tempo real.

"Fato que vai simplificar o trabalho da administração tributária no combate à sonegação e concorrência desleal", reforçou Nilson Lima.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.