Sergipe Alfabetizado inicia formação continuada para alfabetizadores e coordenadores
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) dará início, a partir deste mês de novembro, à formação continuada para alfabetizadores e coordenadores de turma do Programa Sergipe Alfabetizado. Técnicos vão aos 10 municípios polos com o objetivo de ajustar e acompanhar o planejamento, sugerir estratégias de abordagem de conteúdo, verificar as condições dos locais onde ocorrem as aulas e monitorar todo o processo de aprendizagem.
A coordenação do Sergipe Alfabetizado já está definindo o calendário das reuniões que serão realizadas entre os meses de novembro e dezembro. O programa, que funciona em 67 municípios sergipanos, foi implantado pelo Governo de Sergipe em 2007, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado. O objetivo principal é reduzir as taxas de analfabetismo no Estado, estabelecendo a meta de alfabetizar 120.000 pessoas jovens e adultas em quatro anos.
Por meio de uma metodologia diversificada, o programa atende à população pouco ou não alfabetizada de diferentes segmentos sociais, que estejam em situação de exclusão ou de extrema vulnerabilidade social. Na última quinta-feira, 24, em Poço Redondo, e sexta-feira, 25, em Nossa Senhora da Glória, foi encerrada a II etapa da formação inicial do módulo 2012/2013 para alfabetizadores-coordenadores de turmas e alfabetizadores-voluntários dos municípios circunscritos às Diretoriais Regionais de Educação sediadas em Gararu e Nossa Senhora da Glória.
- Sergipe Alfabetizado inicia formação continuada para alfabetizadores e coordenadores – Fotos: Arquivo/Seed