Sergipanos lotam o TTB para prestigiar espetáculo do Imbuaça
Pensar em movimento teatral sergipano, e não lembrar do nome Imbuaça é tarefa impossível. O quarto dia do Festival de Teatro Sergipano, nesta sexta-feira, 18, trouxe para o palco do Teatro Tobias Barreto, a última montagem do Grupo baseada no texto de Racine Santos. O espetáculo “A Grande Serpente” mergulhou no cenário do sertão nordestino, mesclando as suas crendices, incesto, castigo e a seca, temas primordiais para um grande conflito artístico.
Racine Santos é famoso por tratar a cultura do Nordeste, mostrando as reflexões a partir das relações humanas. Foi justamente esse dom, de transformar dor em luz, que fez com que surgisse nos atores do Imbuaça a fagulha para montar uma nova peça, delicada e ao mesmo tempo direta.
Segundo explicou Luciano Lima, ator que interpreta o mocinho e ao mesmo tempo o vilão da peça, a montagem foi trabalhosa, mas valeu cada gota de suor empregada na conclusão dessa história. “O Imbuaça semrpe traz grandiosos espetáculos, e A Grande Serpente é um épico discreto, com cores quentes, onde as relações vão se desenrolando a partir da memória de uma senhora idosa, que sabe de um grande segredo. Aos poucos, o público também passa a conhecer esse mistério e acaba se impressionando com o enredo”, disse Luciano.
Imbuaça reconhece importância do festival
Para os atores do Imbuaça, a apresentação no Festival de Teatro Sergipano possui um diferencial se comparadas com as do passado. De acordo com o ator Manoel Cerqueira, mudar a estrutura da peça para atingir um público maior, foi algo inovador.
“A Grande Serpente foi desenvolvida para uma arena, com poucas pessoas assistindo, pois o público é integrante do que está sendo interpretado no palco. O Festival proporcionou um acesso bem maior e tivemos que modificar as marcas, para que a peça fosse vista por mais pessoas, no formato italiano de exibição. Isso nos deu uma expectativa maior para essa apresentação”, informou o ator.
Integrante antigo do Grupo, Manoel Cerqueira acrescentou a importância do Festival para o público, mas principalmente para os atores sergipanos. “Essa é uma iniciativa antiga, que acontece agora, mas que espero não ser apenas um simples momento. É preciso ter continuidade, todos os atores precisam de apoio, criação de editais para a área teatral e outros eventos ligados ao tema. O cenário teatral local não pode cair no ostracismo”, acrescentou.
Após a apresentação no Festival, o Imbuaça parte rmo a Santa Catarina e outros Estados brasileiros para participação no projeto ‘Palco Giratório’.
Público aplaudiu de pé
Grande entusiasta do mundo do teatro, o servidor público André Feitosa confessou que a oportunidade de prestigiar o Imbuaça, em mais uma emocionante peça, foi algo imperdível. “Já tinha tentado ver essa peça em outras ocasiões, mas a minha agenda não permitia. Assim que saiu a programação do Festival de Teatro me programei para esse dia. O Imbuaça tem um poder de atração de público muito grande, basta ver a platéia que compareceu ao Tobias Barreto, praticamente lotado. A peça foi algo de tirar o fôlego, em cena eles cantam, interpretam, e nos deram razão para sairmos pensando sobre a vida, que segue diante de nossos olhos. Não existe colocação moral, certo e errado, mas as consequências de nossas escolhas diante dos nosso destino. Recomendo o Festival. Recomendo o Imbuaça, sempre”, opinou André.
De acordo com Carla Farias, que trabalha na coordenação de captação de eventos, os sergipanos e os turistas estavam necessitados de uma opção distinta de diversão. “Teatro sempre será luz sobre a escuridão. Acho ótimo esse Festival, para nós atores é um sonho real. Esse evento possui também um brilho especial para a área turística de nosso Estado. Certamente, o Festival entrará para a grade de programação de nossas opções de divertimento da Capital. Eu trabalho vendendo Sergipe para outros estados e países, então acrescentarmos esse evento em nossa lista de atrações só vem aumentar o fluxo de pessoas aqui. A Secult está de parabéns, por essa grande iniciativa”, elogia.
O Festival de Teatro Sergipano acontece até o próximo dia 28. Outras informações sobre o evento, acesse o perfil @TeatroSE no twitter.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipanos lotam o TTB para prestigiar espetáculo do Imbuaça – O servidor público André Feitosa