Sergipanos e turistas prestigiam a primeira noite de Arraiá do Povo
Até o dia 1° de julho, sergipanos e turistas poderão curtir os festejos do único arraiá do Estado com programação autenticamente sergipana. Montado na praça de eventos da Orla de Atalaia, o Arraiá do Povo é uma opção para o público curtir o mês de junho com muita tranquilidade no aconchego de uma cidadezinha cenográfica erguida em um dos principais cartões postais da capital sergipana.
Foi nesse ambiente convidativo e sob as bênçãos de Santo Antônio, que o Governo do Estado, através da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), abriu na noite de ontem, dia 13 de junho, a programação do Arraiá do Povo.
“Serão 13 noites de apresentações neste espaço onde celebramos a cultura sergipana. Por aqui passarão grupos folclóricos, bandas de pífano, quadrilhas juninas, trios pé de serra e sanfoneiros que representam o que há de mais autentico na cultura do nosso Estado”, destacou a secretária Eloísa Galdino.
Segundo Eloísa, a programação e a estrutura foram pensadas para agradar sergipanos e turistas. “Esse é um espaço para que o turista possa vir conhecer as nossas manifestações artísticas e é também um espaço para o sergipano curtir com a família e se reencontrar com suas raízes”, ressaltou.
Para a família Pierri, natural de Bragança Paulista e que reside em Aracaju a pouco tempo, essa vai ser uma oportunidade única para conhecer a cultura sergipana. “Acho essa iniciativa maravilhosa. Lá em São Paulo nós não temos nada disso”, afirmou Marlene Govenatori Pierri. O seu esposo, Basílio Pierri, afirmou que pretende conferir todos os dias da programação. “O povo daqui é muito alegre e isso é contagiante”, acrescentou.
Para a filha do casal, essa é também uma oportunidade para aprender a dançar o autentico forró pé de serra. “A música é maravilhosa e se eu encontrar um sergipano pé de valsa vamos ver se eu aprendo”, brincou Natalia Govenatori Pierri.
Além de muito arrasta-pé, o Arraiá do Povo traz em na programação diversas grupos folclóricos do interior do estado que dão um brilho especial à festa. Na noite de abertura, foi a vez do grupo de Samba de Coco da Mussuca colocar o público para dançar.
A líder do grupo, Maria da Conceição de Jesus, contou que se apresenta nos festejos juninos da Orla desde 2007. “Para mim, vir se apresentar aqui é muito importante. É uma coisa que faço com muito prazer e muito amor”, enfatizou.
Estrutura
Para curtir a programação, o público poderá desfrutar de uma belíssima estrutura pensada para proporcionar todo conforto e segurança. A tradicional igrejinha e o pórtico de entrada dão as boas vindas aos visitantes da cidade cenográfica, que conta ainda com bares e restaurantes, um espaço dedicado ao artesanato e estandes de diversos órgãos do governo, a exemplo da Casa da Cultura e do Turismo.
“O Arraiá do Povo é uma iniciativa vitoriosa, pois valoriza os artistas sergipanos e as tradições culturais. É um evento que agrada a turistas e a população local, que pode vir com a família toda e trazer as crianças para curtir os festejos juninos num ambiente diferenciado e seguro”, destacou o presidente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto.
Para proporcionar mais conforto para o público, principalmente para os idosos e crianças, foi montada uma arquibancada no espaço de apresentações, iniciativa que agradou a senhora Clotilde Carmo. “Ficou muito melhor para quem quer assistir as apresentações, principalmente as quadrilhas. Isso aqui não pode acabar nunca”, reforçou Clotilde.
Pela receptividade do público no primeiro dia do evento, com certeza o Arraiá do Povo promete repetir o sucesso de anos anteriores, que traz como principal ingrediente a valorização da cultura sergipana.
O evento da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) é o carro-chefe do ‘Sergipe, Forró e Paixão’ organizado Governo do Estado de Sergipe e que conta com a parceria da Secretaria do Estado da Comunicação (Secom) e Secretaria do Turismo (Setur). O patrocínio é do Banese, BNB e Petrobras. Para não ficar de fora dessa grande festa, confira a programação completa:
14 de junho
18h – Forró de Mala e Cuia
19h – Grupo Peneirou Xerém
20h – Quadrilha Junina Unidos em Asa Branca (Aracaju)
21h – Zé Américo de Campo do Brito
22h30 – Joésia Ramos e Forró da Rabeca
15 de junho
18h – Banda de Pífanos de Rosário do Catete
19h – Antenor Nunes e Banda Cordel
20h – Caceteira de Rindu (São Cristóvão)
21h – Quadrilha Junina Todos em Sanfona de Ouro (Cristinápolis)
22h30 – Wilson Segal
00h – Lourinho do Acordeon e Banda Valeu Boi
16 de junho
18h – Banda de Pífanos Seu Benon
19h – Trio Cledilson do Acordeon
20h – Samba de Pareia da Mussuca (Laranjeiras)
21h – Quadrilha Junina Assum Preto (Aracaju)
22h30 – Barco de Fogo
23h – Lula do Acordeon e Trio cariri
01h – Luiz Paulo
17 de junho
18h – Odir Caius
19h – Samba de Coco da Barra dos Coqueiros
20h – Quadrilha Junina Abusados da Roça (Aracaju)
21h – Trio Acauã
22h – Lourival Mendez
21 de junho
18h – Trio Nordeste Independete
19h – Samba de Coco de São Cristóvão
20h – Quadrilha Junina Século XX Idoso (Aracaju)
21h – Robertinho dos Oito Baixos
22h30 – Jailson do Acordeon
22 de junho
18h – Banda de Pífanos de Tomar do Geru
19h – Trio Piauí
20h – Grupo Folclórico Batalhão 1º de Junho
21h – Quadrilha Junina Massacará (Carmópolis)
22h30 – Sergival
00h – Zé Tramela
23 de junho
18h – Banda de Pífanos Nossa Senhora da Conceição (Muribeca – Queimada Nova)
18h30 – Trio Xamego Nordestino
19h30 – Batucada Pisa Pólvora
21h – Quadrilha Junina Luiz Gonzaga e Quadrilha Junina Sanfona Branca
22h30 – Barco de Fogo
23h – Marcos Guedes
00h30 – Zé Rosendo e Marluce
02h – Antônio Carlos Du Aracaju
24 de junho
18h – Samarica Parteira
18h30 – Banda de Pífanos Nossa Senhora da Conceição (Muribeca – Saco das Varas)
19h – Gilvan do Rojão
20h30 – Batalhão de Bacamarteiros – Povoado Aguada (Carmópolis)
21h30 – Quadrilha Junina Asa Branca (Aracaju) e Quadrilha Junina Maracangaia (Aracaju)
23h – Barco de Fogo
23h30 – Bebero Paraíba
01h – Thais Juriti
02h – Ismael e os Filhos do Nordeste
28 de junho
18h – Banda de Pífanos os Meninos de Maio
18h30 – Trio Itaporanga
19h30 – Batalhão de Bacamarteiros (Santo Amaro)
21h – Quadrilhas Juninas Xodó da Vila Mirim (Aracaju) e Arrasta Pé (Telha)
22h30 – Barco de Fogo
23h – Mimi do Acordeon
00h – Erivaldo de Carira
02h – Espinho de Mandacaru
29 de junho
18h – Dança de São João (Tomar do Geru)
18h30 – Markão
19h30 – Samba de Coco de Nossa Senhora
21h – Quadrilhas Juninas Raízes do Sertão (Divina Pastora) e Forró na Roça (Carira)
22h30 – Barco de Fogo
23h – Correia dos Oito Baixos
01h – Rogério
02h – Balança Eu
30 de junho
18h – Banda de Pífanos 13 de Maio (Poço Verde)
19h – Forrozão Retalhos Nordestinos
20h – Samba de Coco da Ilha Men de Sá (Itaporanga)
21h – Quadrilha Junina Meu Xodó
22h30 – Barco de Fogo
23h – Ararão do Nordeste
01h – Joseany de Josa
02h – Cobra Verde
1º de julho
18h – Banda de Pífanos de Moita Bonita
19h – Edinho – O Nordestino do Baião
20h – Parafusos (Lagarto)
21h – Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa (Japaratuba)
22h – Trio Edinaldo – O Melhor do Forró
23h – Trio Café Suado
- Sergipanos e turistas prestigiam a primeira noite de Arraiá do Povo –