SEPM promove o 1º Encontro de Mulheres de Sergipe
“A secretária Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maria Teles, é a ponte do governo com vocês”, disse a primeira-dama do Estado e secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, para as mais de 200 mulheres participantes do 1º Encontro de Mulheres de Sergipe, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos. O evento objetiva o fortalecimento do movimento de mulheres.
No decorrer da sua fala, a secretária Eliane Aquino ressaltou a importância do evento e do interesse de mulheres, representantes da sociedade civil, em participar de um evento com foco no combate à violência contra a mulher. “Isso mostra que estamos passando por novas etapas. O governo também segue esse caminho e trabalha com importantes projetos, a exemplo do Retorno Garantido, do Governo Federal. Queremos quebrar o modelo do assistencialismo e qualificar para o trabalho, estimular para o estudo”, enfatizou a primeira dama.
Eliane anunciou que uma parceria será firmada com o Sistema S para garantir a qualificação eficaz de mulheres de todo o estado. “Vamos buscar a independência. Vamos buscar a propriedade das informações”, completou.
Além das técnicas do governo do Estado, o evento reúne coordenadoras municipais de Políticas para as Mulheres de todo o estado e representantes da sociedade civil organizada. A vereadora por Aracaju, Rosângela Santana, a diretora-presidente da Fundação do Trabalho (PMA), Telma Rios, e Maria José Batista, representante da deputada estadual Ana Lúcia Menezes, também estiveram presentes. As coordenadoras municipais foram representadas à mesa por Rosangela Mesquita, do Leste Sergipano (Carmopolis). Já os movimentos sociais foram representados por Gilvânia Oliveira, da Fetase.
Abertura e programação
O Encontro teve início às 9h e prossegue até às 17h30. Na programação idealizada constam as palestras das professoras Sônia Oliveira (UNICSUL-SP), Maria Batista Lima (UFS) e da secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos.
Os trabalhos em grupos, onde serão discutidos os temas: Fortalecimento dos Fóruns de Mulheres; Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher; Autonomia Econômica, fortalecimento dos grupos produtivos de mulheres e Saúde da Mulher compõem o cronograma de atividades do dia.
Esclarecimento
“Esses eventos nos dão mais incentivo”, disse a coordenadora de Políticas para as Mulheres de São Cristovão, Gilvânia de Souza. Ela informou que na região do bairro Rosa Elze o número de casos de violência contra a mulher são alarmantes.
“Em 2011, foram 31 casos, desses um foi fatal”, informou a coordenadora. Para combater e enfrentar a violência no município, a prefeitura local realizará, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, uma grande caminhada no dia 1º de março. “Vamos nos somar para combater a violência. É uma ato pela paz”, ressaltou.
Rosângela Mesquita é coordenadora de Políticas para as Mulheres de Carmópolis. Ela ressaltou o empenho da prefeita Esmeralda Cruz na questão da implementação de políticas públicas que beneficiem as mulheres.
“Carmópolis vai inaugurar em breve seu Centro de Referência, mas a coordenadoria municipal já disponibiliza psicóloga e advogado”, disse a coordenadora, ao lembrar que ainda é pequeno as denúncias por violência.
Ainda segundo Rosângela, as mulheres da localidade procuram o serviço para resolver problemas de DNA, separação, etc. Rosângela enfatizou que assim que os setores de saúde e social do município começarem a atuar junto à coordenadoria, o trabalho ganhará nova dimensão.
Da região do leste sergipano, apenas Carmópolis, Japaratuba e Rosário do Catete possuem coordenadorias.
“Estamos aqui para esclarecer nossas dúvidas. Considero válidos esses encontros, porque nos fortalecemos para promover as ações em nossos municípios”, disse Deilde dos Santos, coordenadora de Porto da Folha.
- SEPM promove o 1º Encontro de Mulheres de Sergipe – Foto: Jorge Henrique