SEPM participa de evento da Sociedade de Religiões de Matriz Africana
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos/Gerência de Ações Temáticas, participou sábado, 14, de um seminário promovido pela Sociedade de Religiões de Matriz Africanas de Sergipe (Sormaese). O evento ocorreu das 8h às 15h no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT), localizado na Rua Porto da Folha, bairro Getúlio Vargas, e teve como objetivo informar as comunidades tradicionais sobre políticas públicas.
A técnica Jane Lúcia Santos foi à representante da SEPM no seminário. Jane é yalorixá há 38 anos e, na SEPM, atua na mobilização junto às mulheres das comunidades tradicionais. “Este seminário foi idealizado para que as representações dos terreiros pudessem discutir sobre organização. Nós da SEPM apoiamos e nos colocamos à disposição para atuar nesse avanço”, informou.
De acordo com a técnica da SEPM, o estado de Sergipe possui cerca de 400 comunidades tradicionais, mas nem todas possuem documentação ou estão com ela regularizada. “Nesse momento, estamos trabalhando para regularizar 56 terreiros, dentre eles alguns localizados nos municípios de São Cristóvão, Lagarto, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro.
Jane Lúcia explicou que as informações repassadas durante o seminário abrangeram a discussão de temas relacionados à regularização de documentação. “Com a regularização as entidades se organizam, participam de convênios e poderão trabalhar para fortalecer a autonomia das mulheres”, disse a técnica, lembrando que nos terreiros o número de mulheres é bem maior que o de homens.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]