[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As técnicas da Gerência de Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Fátima Fontes e Maria Mota, foram no último sábado, 1°, ao povoado Serra da Guia em Poço Redondo acompanhadas da coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Marlene Araújo.

Na oportunidade, elas participaram de uma reunião com dirigentes e associados da Associação Quilombola Manoel Rezendo da Guia. Em menos de seis meses as técnicas visitaram três vezes o local com objetivo de sensibilizar a associação para apoiar e desenvolver ações de capacitação profissional para mulheres que já produzem peças artesanais na comunidade. No povoado cerca de 20 mulheres produzem vassouras com a palha do uricuri, de forma individual.

De acordo com Fátima Fontes, a Secretaria tem o propósito de estimular as mulheres a se organizarem em grupo, de forma a terem acesso aos recursos que o Governo Federal disponibiliza para treinamento, aquisição de equipamentos e ampliação do negócio. Segundo a técnica, a ação visa garantir a autonomia da mulher na área econômica, assim como aumentar a renda familiar.

“Estamos dialogando com os dirigentes da associação para que eles possam se somar ao projeto. Nesse sentido está sendo feita uma análise do atual estatuto para verificar se contempla ou não o trabalho das mulheres produtoras de vassouras de Serra de Guia. Se não se adequar, poderá haver alteração das cláusulas”, esclareceu Fátima.

A outra técnica da SEPM, Maria Mota, completou informando que uma nova visita será feita à localidade e aos dirigentes da Associação Quilombola Manoel Rezendo da Guia. “Após a eleição da nova diretoria, que ocorrerá em janeiro de 2013, entraremos em contato com os gestores a fim de conhecer detalhes da análise do estatuto. Esse é um compromisso que temos com a comunidade”, informou.

Ainda na oportunidade, Fátima Fontes e Maria Mota fizeram a distribuição da cartilha “Promovendo a Igualdade de Gênero”. A iniciativa prevê a leitura do conteúdo em grupo.

Ações

Além da reunião com representantes da SEPM, a população local foi beneficiada com ações promovidas por um segmento evangélico de Aracaju na distribuição de cestas básicas e água potável.

O técnico da Emdagro, Luciano Firmino, também visitou o local e na ocasião ressaltou a importância da certificação do título de concessão das terras na jurisdição Serra da Guia, para a comunidade quilombola. O título foi entregue a dona Josefa da Guia pela presidente Dilma Roussef na terça-feira, 20 de novembro. Cerca de 400 pessoas se fizeram presentes ao local.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.