SEPM começa a receber relatórios da etapa territorial da 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) já está recebendo os relatórios da 3ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres. A partir deste momento as técnicas da secretaria passam a sistematizar as resoluções aprovadas nos territórios e no município de Aracaju. Esta etapa aconteceu de 9 e 31 de agosto e reuniu aproximadamente quatro mil pessoas. Dessas, 287 foram eleitas delegadas.
“O próximo passo será consolidar essas propostas encaminhadas pelas Coordenadorias Municipais de Mulheres a fim de que sejam apresentadas na etapa estadual que acontecerá até o mês de novembro na capital”, informou a coordenadora de Enfrentamento à Violência da SEPM, Raquel Oliveira.
Segundo a coordenadora, a primeira região do Estado a encaminhar o relatório à Secretaria de Políticas para as Mulheres foi a do Baixo São Francisco. A conferência deste território foi realizada em Santana do São Francisco e reuniu representantes de Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha, municípios que também compõem este território.
Raquel Oliveira adiantou que ao longo das conferências territoriais percebeu-se que dentre as solicitações das comunidades está a ampliação dos serviços de saúde nas áreas rurais, especialmente no que diz respeito a prevenção do câncer do colo de mama.
Conferências Territoriais
As conferências nos territórios foram iniciadas no dia 9 de agosto pelo Médio Sertão, em Nossa Senhora das Dores. Em seguida elas foram ocorrendo em Carmópolis, no Território do Leste Sergipano; em Porto da Folha, no Alto Sertão; em Itabaiana, no Território do Agreste Sergipano e em Estância, no Território Sul.
As discussões também foram realizadas em Santana do São Francisco, no Baixo São Francisco; Itabaiana, no Agreste Central; Tobias Barreto, no Território do Centro Sul, e Laranjeiras na região da grande Aracaju. A etapa estadual foi encerrada no dia 31 de agosto com a conferência do município de Aracaju.
Estadual e Nacional
A SEPM realizará a etapa estadual da 3ª Conferência de Política para as Mulheres no próximo mês de novembro, na capital. Nesta ocasião, dos 287 delegados eleitos na etapa territorial, 50 serão escolhidos, também por meio de voto, para representar Sergipe na etapa nacional que acontecerá em Brasília, de 12 a 14 de dezembro.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi convocada pelo Decreto Presidencial de 15 de março de 2011 e publicada no Diário Oficial da União. Ela tem como objetivo discutir e elaborar políticas voltadas à construção de igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres. É ainda objetivo da Conferência, contribuir com a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SEPM começa a receber relatórios da etapa territorial da 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres – Foto: Ascom/SEPM