Seplag treina gestores locais do interior de Sergipe em e-Doc
Na manhã desta segunda-feira, 26, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) treinou uma turma da Secretaria de Estado da Educação (Seed) das Diretorias Regional de Educação do interior do estado em administradores do sistema e-Doc para conhecerem a ferramenta do e-Doc e suas aplicabilidades. A ideia é que eles sejam multiplicadores dessas informações aos usuários de seus ambientes de trabalho. O treinamento aconteceu no Colégio Estadual João Alves Filho.
O ministrante do curso e administrador geral do e-Doc, Ernesto Paulo Araújo, disse que o treinamento tem o objetivo de capacitar pessoas com uso da ferramenta para disseminar e ampliar o uso nas escolas do interior do Estado. “Os administradores locais poderão fazer o treinamento dos usuários na própria secretaria ou órgão em que está lotado. Ou seja, as pessoas que precisam usar o e-Doc lá não precisarão se deslocar até a Seplag para fazer o curso”, explicou Ernesto.
Para o servidor da DRE 3 em Itabaiana, André Luiz, o curso é importante para pleno conhecimento do sistema. “Esse sistema facilita a tramitação de documentos, e atende melhor os servidores e pessoas em seus requerimentos. É um sistema prático, que traz um avanço para gestão”, pontuou André Luiz.
“Os administradores locais são fundamentais na viabilização de toda estrutura dentro dos órgãos para eliminação do papel na comunicação oficial e para mudança da cultura administrativa”, completou a superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão da Seplag, Deborah Arôxa.
Maria Lúcia Santos Souza, da DRE de Glória, acredita que a nova ferramenta traz um novo modelo de gerir os documentos, com mais transparência e agilidade. “Com tudo informatizado, além da economia de papel, não precisa mais ficar de gabinete em gabinete para mapear processos, que ficam mais visíveis e mais claros”, ressaltou Maria Lúcia.
Sistema e-Doc
Baseado no processo de gestão, o e-Doc Sergipe consiste em um sistema que abrange de forma organizada e sistematizada, as atividades de elaboração, edição, digitalização, tramitação e gerenciamento de documentos e processos em meio eletrônico. Instituido pelo decreto estadual nº 26.510/2009, o sistema alcança todos os órgãos e secretarias que compõem a Administração Pública Estadual, garantindo mais celeridade nos processos. Entre os recursos tecnológicos utilizados para a implantação do e-DOC, está a Solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED, hospedada no Data Center da Emgetis.
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