Seplag reúne servidores para discutir a Agenda Ambiental
Qualidade de vida no ambiente de trabalho e gestão socioambiental das atividades administrativas e operacionais do governo. Esse foi o tema da palestra sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 15, no Auditório da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um projeto do Governo Federal, instituído através do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e tem como principal objetivo conscientizar gestores e colaboradores sobre as necessidades de se criar uma consciência ambiental no dia a dia de trabalho e trata da necessidade de desenvolver o princípio da economicidade e eficiência na administração pública.
A iniciativa da Seplag de promover a palestra sobre a A3P é uma ação em consonância com o a missão do Governo de Sergipe de promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, e foi adotada em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, abriu a palestra ressaltando a importância do compromisso socioambiental dos servidores com a agenda. “Os servidores devem se engajar nos hábitos do dia-a-dia para dar exemplo à sociedade sobre a melhor utilização dos recursos oferecidos, desde a reciclagem de papel, o consumo racional da energia e água ou até cobrar das empresas que participam das licitações que elas tenham na sua missão responsabilidade social, isso é cidadania”, disse o secretário.
Dando continuidade a reunião, a palestrante Patrícia Prado, da secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), falou como funciona a agenda ambiental. “A Agenda Ambiental na Administração pública busca trazer uma gestão adequada dos recursos naturais e dos resíduos gerados pelas secretarias e órgãos. A A3P tem como princípio a inserção dos critérios ambientais e como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente do trabalho”, explica Patrícia.
Ainda na palestra Patrícia apresentou os objetivos do milênio, falou do que pode ser feito no dia-a-dia para contribuir na melhoria das atividades, apresentou as propostas da A3P, e incentivou os funcionários da Seplag a criarem uma comissão que ficará responsável por monitorar e realizar atividades que contribuam para os compromissos da agenda na secretaria.
Segundo Patrícia Prado já foram criadas parcerias na Seplag, como exemplo “a parceria com prefeituras e empresas trouxe melhorias à coleta seletiva de lixo, e a partir daí já se administra melhor os resíduos sólidos nas secretarias e outros órgãos públicos”, completa a técnica em educação ambiental.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seplag reúne servidores para discutir a Agenda Ambiental – Fotos: Ascom/Seplag