Seplag promove segundo encontro sobre gestão de processos
Estiveram reunidos nesta segunda-feira, 17, no auditório da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), gestores de processos de diversas secretarias e órgãos do Estado para o 2º Encontro de Gestão de Processos. O objetivo do evento, realizado pela secretaria a cada dois meses, é transformar este encontro numa conversa para trocar as experiências no que se refere à gestão de processos dos órgãos públicos.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) e as escolas estaduais de Aracaju já adotam medidas que facilitam e modernizam a gestão. “Pretendemos modernizar com as ferramentas que o próprio Estado possui. Internet e impressora multifuncional já são o suficiente para o trabalho”, afirma Marlei Brito, analista de processos da Seplag.
Durante a reunião foi utilizada como exemplo a solicitação de férias dos professores de escolas estaduais localizadas em Aracaju. Neste caso, foi verificado que, em apenas um processo de solicitação, são gastos uma média de 20 papéis para cada etapa. No entanto, com a digitalização, se gasta apenas uma cópia.
Numa simulação, todo o processo de solicitação custa R$145, já com a implementação da modernização passa para R$31,84, uma considerável redução para os cofres públicos. “Torna menos burocrático para o servidor e mais econômico para o Estado”, enfatiza Deborah Arôxa, superintendente de Modernização da Gestão da Seplag.
Através de uma videoconferência, o especialista em Gestão de Processo, José Furlan, reforçou a importância de diminuir a burocracia do país através da modernização dos órgãos públicos “É preciso modernizar para evoluir”, enfatiza.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seplag promove segundo encontro sobre gestão de processos – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag