[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em busca de uma solução que atenda ao plano de integrar bases de dados de todos os órgãos e secretarias do Estado para agilizar e qualificar o atendimento ao cidadão, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) reuniu gestores de Tecnologia da Informação dos locais de implantação. O objetivo foi participar de uma palestra sobre a importância de se investir em um sistema que integre segurança da informação, aceleração do protocolo XSL e integração.

Segundo o secretário Oliveira Júnior, da pasta Seplag, o objetivo do governo é buscar mais qualidade no atendimento ao cidadão. “A empreitada de integrar as bases de dados é um anseio da administração do Estado e faz parte do Plano Plurianual de Sergipe. A ideia é a de construir um modelo de trabalho cooperado, no sentido de desenvolver mecanismos de integração de sistemas e banco de dados dos diversos órgãos da administração pública, com o objetivo final de otimizar o intercâmbio de informações potencialmente relevantes aos envolvidos no  processo”, aponta.

Walter Pereira Lima, subsecretário de Administração e Logística, aponta o foco do governo neste projeto. “O uso de uma tecnologia que possa integrar todas as informações de diversos órgãos é uma das prioridades do governo. Isso porque ela permitirá mais agilidade no atendimento ao povo sergipano”, analisa o subsecretário.

Estudando soluções

Responsável por unir os gestores de TI para definir como será a integração da base de dados, a superintendente de Modernização da Gestão, Deborah Arôxa, explica que a reunião mostra o compromisso da Seplag em chegar a um denominador que cumpra os objetivos de todas as outras secretarias. “Este tipo de palestra serve para sermos apresentados às tecnologias que podem cumprir com o objetivo. Por isso, nada mais justo do que unir os gestores de TI para que, juntos, possamos estudar e decidir qual será essa solução”, explica a superintendente.

Para Túlio Nascimento, representante da gerência de segurança da SSP, esta união entre órgãos é crucial. “A ideia da unificação da base de dados é interessantíssima, principalmente para a área de segurança pública. Assim, poderemos acelerar o atendimento em delegacias, cruzar dados e fazer coleta biométrica (que será importante para investigações)”, analisa.

Durante a palestra, o gerente comercial da Avansys Tecnologia LTDA, José Luis Sid, falou sobre os três principais objetivos do governo: segurança, integração e aceleração. “A solução que apresentamos hoje une os três objetivos em um único sistema: o Data Power, da IBM. Ele consegue acelerar o desempenho do protocolo XSL (utilizado hoje pelo governo), integra as bases de dados e ainda protege as informações”, explicou José Luis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.