[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“O trabalho do Consocial vem conjugar esforços entre administração municipal, estadual e federal para o processo de participação popular que o governo de Sergipe já vem executando desde 2007. A proposta do Consocial legitima e torna todo esse processo transparente perante a sociedade”, destacou a secretária adjunta de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Ana Cristina Prado, em sua fala na 1ª Reunião Preparatória da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

O Consocial é uma conferência convocada pelo poder público com a finalidade de institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. “Fomentar e fortalecer a premissa que a população deve participar da gestão pública é um objetivo também da Controladoria Geral da União, que neste processo está colaborando e trabalhando para a efetividade desse processo”, explicou o chefe de Controladoria-Regional da União no Estado de Sergipe, Manoel Gomes Marciape.

Durante a reunião o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves da Silva, discutiu com os prefeitos e técnicos das prefeituras presentes a melhor forma de mobilização da sociedade para que todos participem democraticamente. “Esta conferência vai nos permitir uma reflexão e ajuste da estrutura da administração pública como também vão permitir maior controle social e transparência nos processos de gestão”, disse Adinelson.

Para o secretário de Agricultura de Itabi, Aldo Mota, essa conferência vem num momento oportuno, já que desde 2007 o Governo vem convocando a sociedade para deliberar demandas através do processo de Planejamento Participativo. “Nada mais justo que agora a sociedade tenha a transparência do que foi feito, consolidando as políticas públicas já desenvolvidas durante esse período de governo”, ressaltou Aldo Mota.

A partir da convocação das Conferências Municipais, serão eleitos os delegados que participarão da 1ª Consocial de Sergipe, onde serão eleitos os delegados que representarão o Estado na etapa nacional. “Esse é o momento de parabenizar os Governos Federal e Estadual por essa iniciativa e fazermos parcerias para criar mais esse instrumento de participação. Ajustar e buscar a transparência na gestão pública já começa quando o governo procura a sociedade”, concluiu o prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dórea.

A 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social de Sergipe (Consocial/SE) será realizada pela CGE, em parceria com a Seplag e as Secretarias de Estado da Casa Civil (Secc) e da Comunicação (Secom), no período de 14 de novembro de 2011 a 8 de abril de 2012.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.