[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nos dias 18 a 22 de março, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) participou da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), com o tema “Desenvolvimento Regional para a Integração Nacional”, em Brasília (DF). O evento, que integrou a Semana de Desenvolvimento Regional, promovida pelo Ministério da Integração (MI) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), reuniu 443 delegados de todas as unidades da federação.

“A Conferência Nacional constituiu um momento de reflexão e discussão sobre o desenvolvimento regional no país. Para nós, delegados, representou um imenso desafio e satisfação, uma vez que nos coube defender priorizar e qualificar àquelas propostas e diretrizes discutidas nas etapas anteriores, as quais remontam às peculiaridades da nossa região e ao protagonismo local”, explicou à diretora de Núcleo da Sala de Situação da Seplag, Michele Oliveira, delegada eleita pelo poder público.

A I CNDR se baseou em três as grandes premissas que irão orientar a nova política de desenvolvimento regional, que são: a dimensão de política nacional; perfil de política de Estado; e a abordagem das desigualdades em múltiplas escalas.

Com este princípio, permitiu o debate, entre outros assuntos, da criação de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento (PNDR), de forma democrática e participativa com foco na diversidade e na redução da desigualdade regional. “Um dos documentos importantes desta conferência é a confecção da carta Nacional, um documento norteador da PNDR, que foi elaborado pelos delegados e que será encaminhado ao Governo Federal e Congresso Nacional para balizar as propostas de criação de leis voltadas para a questão em voga”, aponta Fernanda Lopes Cruz, diretora de Planejamento Participativo da Seplag e delegada nata na conferência.

Durante a CNDR, foi entregue o prêmio Celso Furtado aos ganhadores dos projetos e teses voltados para o desenvolvimento regional e sustentabilidade. Também foi assinado o Pacto de Metas pelo presidente da república em exercício, Michel Temer, que afirmou aos presentes que as deliberações dos 434 delegados que serão transformadas não apenas em Políticas de Governo, mas também em Políticas de Estado.

Etapas da I CNDR

A CNDR foi um processo organizado em três etapas integradas e sequenciais, sendo a primeira etapa estadual, que em Sergipe foi realizada nos dias 26 e 27 de setembro de 2012 e organizada pela Seplag. Já a segunda etapa foi formada pelas Conferências Macrorregionais e que culminou na etapa nacional.

Participaram da Conferência Nacional os delegados eleitos na Conferência Estadual – Sergipe, bem como a delegada nata Fernanda Lopes Cruz. Ao todo, foram eleitos três representantes do segmento poder público (Michele Oliveira – SEPLAG, Lindomar Leitão – CODEVASF e Mayra Mendonça – PRONESE); três do segmento sociedade civil (Raimundo Nonato e Daniel Percy – CGT, e Rosangela Santos – Central Sindical); dois do segmento setor empresarial (Edilson Nascimento – SEBRAE e Rodrigo Rocha – FIES); dois do segmento instituição de ensino, pesquisa e extensão (José Eloísio e Kleber Oliveira – UFS).

Os delegados também participaram do Seminário Internacional – Política Regional no Contexto global: situação atual e perspectivas onde foram discutidos temas relevantes do Brasil e de países como Portugal, Espanha, Rússia, entre outros.

 

Vila Macrorregional

 

Na ocasião, os estados brasileiros expuseram na Vila Macrorregional suas publicações e vídeos institucionais, tendo a oportunidade de divulgar e distribuir os seus trabalhos para os participantes e de trocar experiências entre seus técnicos. A Seplag distribuiu entre as publicações, o mapa estratégico do Estado, o Box do Observatório de Sergipe contendo dados socioeconômico e geográfico, o Plano de Desenvolvimento da Indústria Sergipana e a revista do turismo sergipano.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.