[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para integrar todas as ações desenvolvidas pelo Comitê Integrado de Combate à Seca, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) desenvolveu e administra a Agenda do Sertão. Trata-se de uma sistemática de monitoramento para acompanhar cada detalhe do plano de ação, como acompanhamento da execução e dos gastos.

“É, na realidade, uma ferramenta desenvolvida para monitorar e avaliar as ações estratégicas relacionadas às ações imediatas, urgentes e objetivas que o Governo do Estado já está tomando para levar mais água, mais alimento e mais esperança para a população que está sofrendo as consequências da seca aqui em Sergipe”, analisa o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior.

No mutirão montado pelo Governo do Estado, cada secretaria e órgão envolvido recebeu uma missão. “O papel da Seplag, por meio da Sala de Situação, foi o de estruturar o projeto e monitorar a agenda de ações para que tudo ocorra de forma planejada e sistematizada. Foi assim que surgiu a Agenda do Sertão. Para geri-la, montamos um sistema de acompanhamento e um painel com todas as estratégias, bem como os estágios de execução e os gastos. Além disso, estamos acompanhando também ações de outras entidades parceiras do Governo do Estado, como Banco do Nordeste, Banese e  Conab, que estão atuando em Sergipe com o mesmo objetivo”, relata Maria do Carmo Marcondes, diretora de núcleo da Sala de Situação da Seplag.

Sendo assim, a Agenda é a responsável por planejar e gerir de forma unificada todas as 11 ações planejadas pelo Governo do Estado para diminuir imediatamente os prejuízos causados pelo período de estiagem. Assim, é possível identificar imediatamente se as ações estão sendo executadas conforme o planejado, se há gargalos e como resolvê-los da maneira mais ágil.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.